terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PAIXÃO PODE DURAR MAIS DE 20 ANOS: VOCÊ ACREDITA NISSO?

Cientistas da Universidade de Stony Brooks, em Nova York, realizaram um estudo sobre a paixão em casais juntos há algumas boas décadas. O resultado dos exames de tomografia indica que, pela atividade cerebral de casais que estão juntos há mais de 20 anos, a paixão se mantém por muito mais tempo do que imagina nossa vã filosofia ou do que é afirmado por aí.







Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após observar que 10% dos casais apresentaram as mesmas reações químicas do início do romance após verem fotos de seus parceiros. Estamos acostumados a ler matérias que apontam um tempo bem menor de duração da paixão e do desejo sexual entre um casal. Estes, afirmam que tais sentimentos podem deixar de existir em pouco mais de um ano e, no máximo, após os dez anos.









Lendo a matéria, fiquei pensando: o que sustenta e conserva uma paixão após tantos anos juntos? Será possível mesmo manter a paixão acesa durante muito tempo? Acredito que sim. Primeiro porque acredito que um relacionamento só dá certo quando há uma vontade verdadeira do casal para que isso aconteça, ou seja, quando os dois querem, realmente, permanecer juntos. Depois, porque acredito que quando há uma conquista diária, onde estão incluídos o respeito, a lealdade, a amizade e o diálogo, isso é possível sim.








A admiração cresce proporcionalmente ao amor. A dedicação de tempo e carinho entre o casal é muito importante. E o carinho pode ser traduzido numa simples surpresa, como um presente fora de alguma data, um jantar romântico, um fim de semana diferente e inesperado, ou uma sessão DVD/cama/pipoca, em plena tarde de algum dia da semana. Mas também pode ser um simples cafuné, um olhar carinhoso, um colo, um sorriso, um convite inesperado para ir ao cinema após o trabalho, ou um telefonema no meio da tarde para dizer que está com saudades.








Aí vocês podem dizer: essa mulher delira, é completamente fora da realidade. Tudo bem se essa é a opinião de algumas ou muitas pessoas. Mas eu realmente acredito nisso. Um casal só existe quando duas pessoas se unem. E a união só permanece quando os dois querem. Simples assim. Basta os dois quererem. Basta existir reciprocidade de sentimento e atitudes verdadeiras.








Ontem, no especial de Maysa, aconteceu um diálogo muito forte entre ela e André Matarazzo, o marido. Mais ou menos assim:
- Você está me dizendo que não sei amar? Perguntou Maysa.
E o marido respondeu.
- Você sabe amar. Você não tem é tempo disponível para amar.







Tempo. Tempo disponível para amar. A maioria das pessoas dedica muito de seu tempo ao trabalho e à conquista material, esquecendo-se que o amor também necessita da dedicação de tempo. Porque é preciso ter tempo para conquistar, para ser atencioso, carinhoso, gentil, divertido, companheiro. O imediatismo provoca insatisfação e resulta em sentimentos descartáveis. E aí surge a solidão como companheira, ou a superficialidade do beijo, do abraço, do olhar, das mãos entrelaçadas. Na verdade, essas pessoas fogem do amor como o “coisa ruim” foge da cruz. Nem sempre por incapacidade de amar. Ou por não saber amar. Mas, talvez, por temer sofrer a falta de reciprocidade ou a desilusão. Buscam um relacionamento “light”. E “light” pode significar “leve” e “fácil”, mas também pode ser traduzido como “ligeiro”, “fútil”, “leviano”, “inconstante”, “frívolo”, “solto”.







Os casais que mantém o amor, ou a paixão, certamente estavam dispostos a arriscar e se permitir viver o sentimento. São homens e mulheres corajosos e que buscam muito mais que sucesso na carreira ou acúmulo de bem materiais. São pessoas que desejam amar e que se permitem ser amadas. São pessoas que buscam muito mais do que prazer pura e simplesmente sexual. Elas buscam somar em tudo. De forma natural, sem disfarces, joguinhos e artifícios. Porque buscam a pureza e a simplicidade do amor. Porque querem experimentar e viver um olhar correspondido, um carinho sincero, um “te amo” verdadeiro e, por que não, sexo, selvagem ou não, mas com amor. Sempre com amor. E o que é fantástico é que muitas conseguem manter ou conquistar o sucesso na carreira e muitos bens materiais. Mesmo amando e sendo amado! Não é incrível? Pois é. E você? No que acredita?



Nice Pinheiro





Paixão pode durar mais de 20 anos, diz estudo
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2009/01/05/ult4432u1941.jhtm

Nenhum comentário: