sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CURSOS DE CINEMA E TV 2009: APRENDENDO COM OS MELHORES....

A Arcos Digital Filmes apresenta os Cursos de Cinema e TV Digital para 2009. Se você é ligado na Sétima Arte, não pode perder! Veja a relação dos cursos oferecidos, o ministrante, tempo de duração, conteúdo...






O ATOR DE CINEMA E TELEVISÃO
Walter Lima Jr





Cineasta e diretor de TV. Dirigiu os filmes Os Desafinados, A Ostra e o Vento, Ele, o Boto, Inocência, Menino do Engenho, as mini-séries Meu Marido, Capitães de Areia e Chato, Rei do Brasil, o telefilme O Filho Predileto; no teatro dirigiu Dois na Gangorra, Comendo entre as Refeições, Hedda Gabler e Fica Comigo esta Noite. Atualmente prepara o seu novo projeto cinematográfico.






Conteúdo
Técnicas de aproximação do ator com a câmera: a questão da credibilidade. A criação do personagem de dentro para fora. Improvisação e criação de personagens e sua sobrevivência diante da câmera.
Carga horária: 42 horas







ASSISTENTE DE DIREÇÃO
Walter Lima Jr





Conteúdo
A partir da leitura de um roteiro, será feita análise técnica, plano de produção, plano de filmagem, decupagem plano a plano de seqüências, preparação de atores e figuração. Exibição de filmes, seguida de discussão e análise da linguagem cinematográfica e dos recursos utilizados para se contar determinada história através de imagens em movimento.
Carga horária: 14 horas







DIRETOR DE ATORES
Walter Lima Jr





Conteúdo
O curso destina-se a jovens diretores, assistentes de direção. Produtores de elenco, interessados em pensar, praticar e desenvolver otrabalho do ator. A compreensão do ator por parte do diretor e o estabelecimento de uma cumplicidade entre os dois. Serão trabalhadas técnicas de aproximação do ator com a câmera: a questão da credibilidade, A criação de um personagem de dentro para fora. Improvisação e criação de personagens e sua sobrevivência diante da câmera. Criação de estímulos, visando resultado dos atores. Os exercícios práticos serão gravados e analisados.
Carga horária: 42 horas







FIGURINO PARA CINEMA E TV
Beth Filipeck





Figurinista. Professora de Artes Cênicas na UniRio. Trabalhos no cinema: Lavoura Arcaica, Se eu Fosse Você, O Preço da Paz, Brasília 18%. Na TV Globo, as novelas: Eterna Magia, Cobras e Lagartos, Esperança Renascer, Força de um Desejo. As mini-séries: Quintos dos Infernos, Os Maias, Capitu. No teatro Missa dos Quilombos, Tarsila do Amaral, Pequenas Raposas, Olga Benário, Determinadas Pessoas(Weigel), Zoológico do Vidro, entre outros.




Conteúdo
Análise do tema texto; Pesquisa 1 (utilização de livros, revistas, filmes, pinturas, tecnologias digitais etc); Criação (Utilização de pesquisa, estabelecer paletas de cores, formas, texturas, adereços); Pesquisa 2 (Adequação de materiais em disponibilidade no mercado atual, confecção de peças); Tratamento (tingimento, envelhecimento, adereçamento e costumização); Apreciação e análise final.
Carga horária: 30 horas






CINEMATOGRAFIA DIGITAL
Flávio Ferreira





Diretor de fotografia com atuação nacional e internacional, trabalhou nos filmes Brasileirinhos, Justiça, Gatão de Meia Idade, Separações, em documentários para a National Geografic, Discovery Channel, dentre outros canais estrangeiros. Nas novelas, O Cravo e a Rosa e Xica da Silva e na realização de institucionais para grandes empresas.



Conteúdo
Workshop composto de um amplo estudos dos workflows e dos setups técnicos de câmeras digitais HDV e HVX com gravação a 24 frames progressivos. Sistemas de exposição, testes de latitude e de identificação de sensibilidade e os parâmetros para se produzir um "negativo digital" farão parte das práticas experimentadas durante o período do curso.Vários testes praticos e de exercícios objetivando uma grande experimentação dos diversos setups abordados durante a parte teórica do workshop. O workshop contará com uma estação de trabalho com Final Cut. O curso é destinado a diretores, fotógrafos, cameraman e produtores.
Carga horária: 24 horas







SOM DIRETO PARA CINEMA E TV
Márcio Câmara






Técnico de Som Direto graduado em Cinema pela San Francisco State University. Fez o som de Os Desafinados, Cinema, Aspirinas e Urubus, A Ostra e o Vento, Corisco e Dada, Sertão das Memórias, Amélia, O Homem do Ano, Lavoura Arcaica, Deus é Brasileiro. Como diretor realizou o premiado curta Rua Escadinha, 162, o documentário Identidades em Trânsito, e finaliza os dois curtas de ficção Torpedo e Joaquim Bralhador.



Conteúdo
Introdução às técnicas de captação, reprodução e mixagem do sinal sonoro. O curso abrange desde conceitos fundamentais até tecnologias recentes que vem modificando a percepção sonora de um trabalho audiovisual. O curso é direcionado por apostila que desenvolve a parteteórica e serve de base para o treinamento prático que finaliza o curso.
Carga horária: 24 horas







OPERAÇÂO DE CÂMERA DE VÍDEO PROFISSIONAL
Fabian Boal




Fotógrafo e Operador de Câmera. Diplomado em Artes Cinematográficas pela "E.S.E.C." (Ecole Supérieure d'Etudes Cinematographiques). Fez a Câmera dos longas: O Homem que Copiava, Duas vezes com Helena, Didi, o Caçador de Tesouros, Primeiras Histórias. Fez a 2° unidade de Bufo& Spallanzani, Woman on Top, Uma aventura do Zico, foi gaffer de BossaNova. Diretor de Fotografia dos documentários: Santo Forte, Mar sem Fim II, Viagem a Antártica, Jogos Indígenas do Brasil, Antonio Dias - o país inventado, além de filmes publicitários, DVDs, curtas metragens, programas de TV, vídeoclips e institucionais.




Conteúdo
Princípios de tecnologia e ótica. A formação da imagem. O CCD. Formatos de gravação analógico e digitais. Mostrar como se monta, organiza e utiliza um equipamento de câmera para externa nos sistemas digital (HD, Mini DV, DV CAM). Os principais ajustes da câmera de vídeo. Operação de Câmera. A objetiva. Lentes e filtros de correção. Noções de direção de fotografia. Aulas práticas com câmeras.
Carga horária: 30 horas







ROTEIRO DE CINEMA E TV
Cláudio Dowell






Realizador de cinema e diretor de TV. Foi professor e chefe do departamento de roteiro da Escuela Internacional de Cyne Y TV de Cuba e assistente de Gabriel García Márquez na Oficina para Jovens Escritores. Seu último filme, O Toque do Oboé, ganhou vários prêmios e participou de mais de 20 Festivais Internacionais.





Conteúdo
Esclarecer a compreensão essencial acerca dos elementos que estruturam a narrativa dramática, a partir de um ponto de vista anti-acadêmico, é o objetivo deste curso. Desenvolvimento de roteiros pelos participantes.
Carga horária: 30 horas








PRODUÇÃO DE CINEMA E TV
Marta Passos





Produtora executiva dos filmes O vestido, Lua de Cristal, Sol de Verão, da mini série Zumbi dos Palmares; diretora de produção de Pagú, Sombras de Julho, Doces Poderes, Uma aventura do Zico, Tributo a Nelson Gonçalves, Xuxa Requebra, Os Filhos de Nelson.





Conteúdo
Desvendar o processo prático da produção, para que o futuro estagiário sinta-se integrado e torne-se, efetivamente, um membro da equipe do filme. Parte teórica: pré-produção, preparação, filmagem, finalização e comercialização. Prática: Análise Técnica de roteiro, locações, preparação do platô, planejamento de filmagem, de transporte, de alimentação, autorizações, contratação de serviços, segurança, equipamentos, visitas a estúdios e locações. Em cada curso será desenvolvido um projeto cinematográfico pelos alunos.
Carga horária: 30 horas







DIREÇÃO DE ARTE
José Dias





Mestre e Doutor pela Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor de Arte desenvolveu cenografia para teatro, cinema, televisão, cinema, filmes institucionais e comerciais. Já participou de mais de 280 espetáculos teatrais, entre eles O Avarento, O Livro de Jô. Prêmio Mambembe por Simon/Simon, Prêmio Molière por A Trágica História do Dr. Fausto, Premio Shell por Romeu e Julieta e Comunicação a uma Academia. Na Tv Globo, deixou trabalhos importantes, como responsável pela cenografia de Casos Especiais: Ciranda, Cirandinha, A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água.




Conteúdo
Idéia Básica: Texto, roteiro, script, sinopse, etc. Propostas estéticas; Procedimentos da pesquisa: Referência e suporte histórico para o trabalho. O conceito da plasticidade visual; Cenografia, Figurinos e Caracterização: Equipes técnicas e artísticas; Diretrizes de ação. Métodos e processos. Pré-produção. Equipe de produção; Estúdio, Locações e Externas: Possibilidades e limitações; Produção: Cenográfica, figurinos, caracterização e efeitos especiais: Planejamento e funções; A Computação Gráfica. A Cenografia Digital. O Uso e finalidade do Kromakey; A integração com as demais equipes. A Direção de Fotografia e Direção de produção: Harmonia constante; Harmonia, função simbólica e dramática; A produção e desprodução da Direção de Arte.
Carga horária: 30 Horas







PROFISSÃO PERIGO – CURSO DE DUBLÉ
Guarilha





Ator, coordenador de cenas de ação e lutas cinematográficas, dublé há mais de 40 anos, participou de 114 filmes, sendo 23 com Os Trapalhões, 25 filmes estrangeiros, 66 filmes nacionais, 52 telenovelas. Treina e prepara artistas que atuam em cenas de ação, perigo e lutas. Trabalhou nos filmes Cidade de Deus, O Monge e a Filha do Carrasco, Guerra de Canudos, Os Porralokinhas, Xuxa Requebra, entre outros.




Conteúdo
Conhecimentos básicos sobre diversas técnicas e truques da arte, oferecendo aos profissionais maior autenticidade em suas interpretações. Capacitação em técnicas de habilidades defensivas em acidentes cotidianos.
Carga horária: 72 Horas




PRODUÇÃO EXECUTIVA
Emiliano Ribeiro





Diretor e produtor de cinema. Produtor executivo do filme Gatão de Meia Idade. Dirigiu os longas: Condenado a Liberdade, As Meninas e Viagem de Volta. Curtas: Diga aí Bahia, Brilho da Noite, entre outros. Assistente de direção de mais de 30 filmes, dentre eles: Dona Flor e seus dois maridos e Toda nudez será castigada. Foi analista de projetos cinematográficos na Secretaria do Audiovisual/MINC para lei do Audiovisual, no Rio de Janeiro e posteriormente em Brasília.




Conteúdo
Perfil das funções na equipe e a hierarquia de trabalho; Decupagem; sequências, planos e a questão do eixo da câmera; Escolha de um conto a ser "adaptado" em sala de aula; 1° Orçamento Geral; Análise Técnica do Roteiro; 2° Orçamento; a pré-preparação com a montagem da infra, da equipe e do elenco; Textos da produção: cartas, contratos e acertos emgeral; Fluxo de caixa e administração financeira da produção; Plano de produção; Re-planejamento durante as filmagens (ordem do dia); Planejamento da pós-produção ; Mercado distribuidor e comercialização hoje.
Carga horária: 36 horas





OFICINA DE ANIMAÇÃO
Marcelo Marão





Cineasta de animação, ilustrador e roterista. Formado em Programação Visual pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou Animação em cursos da Escola Superior de Propaganda e Marketing e do National Film Board of Canadá. Participou de mais de cem produções para diversos clientes, produtoras e emissoras de todo o país, como TV Brasil, MTV, Globo, Visorama e Campo 9. Escreveu, dirigiu e animou oito curtas metragens em animação para cinema, que participaram de centenas de festivais nacionais e internacionais. Os curtas Chifre de Camaleão e Engolervilha, ganhadores de vários prêmios, como Melhor Curta Brasileiro no Anima Mundi, entre outros.




Conteúdo
Introdução ao Desenho Animado através de um breve histórico sobre cinema e de animação com exibição de videos e artes; Exercícios práticos sobre técnicas de animação clássica, através de trabalhos individuais onde se aplicarão conceitos de ilusão do movimento,persistência da retina, velocidade, squash e stretch, posições-chave, intervalação, antecipação, aceleração, peso, personalidade, etc. Noções de roteiro, filmagem, montagem e sonorização também serão dadas. Cada aluno desenvolverá um pequeno desenho animado utilizando atécnica tradicional (lápis no papel) com roteiro e personagens próprios, cuja duração dependerá do empenho próprio.
Carga horária: 48 horas






DOCUMENTÁRIO
Evaldo Mocarzel





Documentarista premiado, formou-se em Cinema e Jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Foi editor de cultura do jornal O Estado de S. Paulo. O longa A Margem da Imagem, ganhou Kikito de Melhor fime e o curta metragem de mesmo nome mais 19 prêmios festivais nacionais e internacionais. Seus principais trabalhos, os também premiados Retratos no Parque, Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia e do Luto a Luta, A Margem do Concreto, Brigada Pára-quedista e Sentidos a Flor da Pele.




Conteúdo
Panorama geral do documentário mundial. O curso será dividido em seis categorias de linguagem: Documentário Expositivo, Documentário de Observação, Documentário Interativo, Documentário Reflexivo, Documentário Poético e Documentário Performático. Apresentação e discussão de trechos dos pricipais filmes que representam cada linguagem.
Carga horária: 12 horas







CO-PRODUÇÃO & PRODUÇÃO INTERNACIONAL
Rudolf Mestdagh





Produtor, diretor e roterista internacional, formado na Academia de Cinema de Bruxellas. Administra duas empresas de produção e distribuição. Produziu quatro longas em co-produções com França, Holanda, Alemanha e Itália. Sua última produção, o filme Wolfsbergen,foi premiada em Berlim e selecionado em Toronto. Dirigiu dois episódios da série de TV Lock Stock produzida por Guy Richie, além de curtas e médias metragens premiados, e diversos fimes publicitários. Seu primeiro longa metragem como diretor, Ellektra, ganhou nove prêmios.



Conteúdo
Dirigido a produtores iniciantes e experientes que desejam saber mais sobre produção internacional e co-produção. Os contratos utilizados na indústria internacional de cinema servirão como base de discussão para o curso. A cada aula, as seguintes etapas serão analisadas e discutidas juntamente com seus contratos correspondentes: Produção &financiamento, co-produção, distribuição, exibição, sales/venda internacional, roteiro, direção, desenvolvimento, difusão/direitos autorais, orçamento e pitching. Pré-requisito: conhecimento básico de inglês.
Carga horária: 36 horas







Então? Percebeu o nível dos professores?
Só tem "fera"! Pois é...
Quer mais informações?



Arcos Digital Filmes/Vídeo Fundição
Rua dos Arcos, 24 ao 50.
(21) 2532-4308/2215-4541
arcosdigitalfilmes@gmail.com

Nenhum comentário: