sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

FAIA: "O FESTIVAL DOS FESTIVAIS" VAI COMEÇAR!

Está tudo pronto para a abertura oficial do calendário de Festivais de Cinema pelo Brasil. E como já acontece há quatro anos, caberá à estância climática de Atibaia, a 60 quilômetros da capital paulista, a honra desta inauguração.






O FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – exibirá o melhor da produção brasileira de curtas-metragens do ano passado, promoverá uma extensa programação política de grande interesse para o mercado audiovisual nacional, e ainda fará sessões exclusivas de curtas internacionais de vários Festivais parceiros. E essa “agitação” toda acontecerá entre os dias 20 e 25 de janeiro.







Tradicionalmente conhecido como o evento que abre o ano cinematográfico, o FAIA recebe o apelido carinhoso de "O Festival dos Festivais", já que sua mostra competitiva é composta totalmente por filmes premiados em festivais de cinema do ano anterior.







Para este ano, o FAIA 2009 coloca em competição 30 curtas que representam os estados de São Paulo (com 9 filmes), Pernambuco (5 filmes), Rio de Janeiro (02), Goiás (02), Rio Grande do Sul (02), Ceará (02), Espírito Santo (02), Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Amazonas (1 de cada), mais o Distrito Federal (com 02 filmes). Conheça os concorrentes no www.festivaldeatibaia.com.br .






Durante o FAIA acontecerão dois eventos da maior importância:




* CBC - Congresso Brasileiro de Cinema que reúne 54 entidades do audiovisual – Haverá assembléia de mudanças de estatutos e eleição do CBC.


* IV EIAC - Encontro Ibero Americano de Cineclubes, que reúne 10 países ibero americanos. Estão confirmadas as presenças de representantes de Portugal, Espanha, México, Cuba, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Equador, além do Presidente da Federação Internacional de Cineclubes – FICC -, o italiano Paolo Minuto.


No temário: Cineclubismo Global, Campanha Pelos Direitos do Público, Cineclubismo e Educação, Memória, Identidade e Diversidade Cultural.






A FICC - Federação Internacional de Cineclubes ainda promoverá novamente a entrega do prêmio Dom Quixote ao melhor filme do Festival. O filme será indicado pelo Júri da FICC composto por: Júlio Lamanã (representante da Federação Catalã de Cineclubes); Guigo Pádua (Escuela de Cine y TV de Cuba), Laura Godoy (Coordenadora da Cinemateca do Equador), Yenny Alexandra Chaverra Gallego (Diretora de Cinema do Ministério da Cultura da Colômbia) e Carlos Seabra (diretor de difusão e Acervo do CNC).





No dia 24 de janeiro, às 14h30, o Secretário do Audiovisual Silvio Da -Rin realizará várias ações durante o FAIA, entre elas:




- Lançamento dos três primeiros editais da Secretaria do Audiovisual para 2009.
- Apresentação dos novos nomes que comporão a equipe da Secretaria do Audiovisual.
- Assinatura de protocolos de parceria e convênios com o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e com a ABD Nacional.
- Assinatura dos termos de convênio entre o MINC (Mais Cultura), SAV, Circuito Brasil, que destinarão kits do programa de Pontos de Exibição Audiovisual para cineclubes filiados ao CNC.





PARCERIAS INTERNACIONAIS
Outro diferencial do FAIA é sua intensa programação de Festivais Parceiros Internacionais, que permite um importante intercâmbio cultural e administrativo entre vários eventos cinematográficos fora do país.





Os parceiros internacionais do FAIA são:
Festival Internacional de Contis (Contis - França)
PAFF - Pan African Film & Arts Festival (Los Angeles - EUA)
FIKE - Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora (Évora - Portugal)
LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival (Los Angeles - EUA)





4o. FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual.
De 20 a 25 de janeiro de 2009, em Atibaia, São Paulo.
Locais: Cine Atibaia, Centro de Convenções Victor Brecheret,Difusão Cineclube e Centros Comunitários.






Patrocinadores: Lei Rouanet e Fundo Nacional de Cultura.
Apoiadores: CNC (Conselho Nacional de Cineclubes), ABD-N (AssociaçãoBrasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas Nacional), ABCA(Associação Brasileira de Cinema de Anmação), CBDC (CoalizãoBrasileira pela Diversidade Cultural), Federação Paulista deCineclubes.
Organização: Associação de Difusão Cultural de Atibaia ePrefeitura da Estância de Atibaia.




Planeta Tela Comunicações
Carolina Bressane
Jornalista ResponsávelCelso Sabadin - MTb 14.823 -
Fone 11 - 3384-6743

Nenhum comentário: