sábado, 3 de janeiro de 2009

NOVOS TEMPOS, ANTIGAS LIÇÕES...

por Guido de Castro




Nunca antes o mundo precisou tanto das lições dos Grandes Mestres da Humanidade. Concentração de riqueza na mão de especuladores. Mercado financeiro em convulsão. Desigualdades sociais. Fome. Miséria. Capitalismo selvagem exausto de tanto explorar o ser humano. Valores morais sendo reavaliados sem hipocrisia. O bem e o mal sendo cometidos aos extremos. Fundamentalismo religioso. Aquecimento global. Alterações climáticas. Terremotos. Maremotos. Ciclones. Enchentes. Destruição. Planeta em processo acelerado de mudanças. Reage, desesperadamente, às agressões sofridas. São reações ao progresso tecnológico desenfreado, que desequilibra a natureza e míngua as suas fontes.







No entanto, a possibilidade de re-equilíbrio surge sob as mais diversas formas. Consciência e tecnologia. Uma importante ferramenta de reconstrução é a Internet. Desafia a imaginação e a criatividade. Interliga todos a tudo. Possibilita a união de conhecimentos e de forças. Promove a confraternização dos povos. Uma só nação. Uma só humanidade. Única e poderosa na cooperação. Dividida e frágil na competição.








Diante de tanta ameaça e de tantos recursos, para proteger a vida, somos levados a relembrar antigas lições, que não saem de moda, por serem de amor e verdade. Podemos recorrer aos ensinamentos de Buda, Krishna, Maomé, ou dos antigos filósofos, ou da mitologia grego-romana, ou dos deuses africanos, ou das lições deixadas por extintas civilizações. Ou ainda, do nosso familiar e amoroso Jesus de Nazaré, tão esquecido, inclusive na data em que se comemora o seu nascimento. Hô, hô, hô, o Natal chegou! Noite de festas, baladas, guloseimas, bebedeiras e consumismo. Aproveite quem puder! Lamentavelmente, o bom velhinho bonachão, vestido nas cores da marca de um famoso refrigerante, há muito tempo rouba a cena da humilde manjedoura. Alegra a poucos. Frustra a muitos.









Na busca de Deus em nossas vidas, podemos encontrar a síntese religiosa nesta máxima: faça ao próximo o que gostaria que ele lhe fizesse. Não importa quem citou isto pela primeira vez. O fato é que nossas consciências nos apontam que isso pode ser a solução para a vida harmoniosa nesta breve passagem pelo planeta. Planeta de provas e expiações, mas de constante busca de felicidade. E nessa incessante busca, a humanidade se perde, quando prioriza o progresso material, em detrimento do espiritual.








Ao ingressarmos na vida corporal, deslumbrados com os bens materiais, iludidos com o poder e seduzidos pelos prazeres, às vezes esquecemos que somos seres de luz a caminho de mais claridade e lucidez. E a razão maior de estarmos por aqui: aprender a amar e viver em harmonia com o Todo.








Mais uma vez acontece o dia da confraternização universal ou o dia mundial da paz. Estejamos em sintonia com a Eterna Sabedoria. Que o bem comum prevaleça sobre os interesses individuais. União, inovação e participação para vencermos os desafios e crises. Boa sorte aos novos governantes! Feliz 2009!

Nenhum comentário: