terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CHOQUE DE ORDEM NO RIO DE JANEIRO...

Sem ordem não dá...A operação Choque de Ordem começou na manhã desta segunda-feira, dia 5, e já tem o seu primeiro balanço parcial.






Para combater a desordem urbana, diversas ações foram iniciadas em diferentes bairros. Cerca de 2.500 funcionários de dez órgãos da prefeitura, em parceria com o governo do Estado, combateram os ambulantes informais, transporte pirata, construções irregulares, população de rua, publicidade não autorizada, desrespeito no trânsito e desordem nas praias, neste primeiro dia de trabalho.






No Recreio dos Bandeirantes, foram realizadas 24 demolições entre estabelecimentos comerciais e residências, além de 40 toneladas de equipamentos apreendidos.






No total, 64 veículos foram multados e 11 rebocados nos bairros da Tijuca, Gávea, Copacabana e Ipanema. Também foram apreendidas na praia de Ipanema 300 cadeiras de praia, 70 guarda-sóis, seis caixas de isopor, oito bicicletas e 23 carroças.





Os táxis não escaparam à operação. No Centro do Rio, 53 veículos foram lacrados e 19 apreendidos. Em Copacabana, foram recolhidos 11 menores e seis adultos.






O secretário especial de Ordem Pública, Rodrigo Betlem, responsável pela iniciativa, disse que a prefeitura não fará milagres, mas que será intransigente com a informalidade e a ilegalidade. "Nós vamos estar na rua permanentemente, atuando de forma extensiva para viabilizar a cidade do Rio de Janeiro. Sem ordem não dá. É impossível viver em uma cidade em que as leis não são respeitadas", afirmou.





Além dos servidores da prefeitura, incluindo a Guarda Municipal, participaram a Defesa Civil e Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), além da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Fundação Leão XIII e a Fundação da Infância e Adolescência (FIA). Segundo a assessoria da prefeitura, a operação Choque de Ordem continua durante todo o ano.





Tudo bem. Legal. Mas, por favor senhor secretário especial de Ordem Pública: nós vamos estar? Só de ler isso, me arrepio toda! Tente assim: nós estaremos na rua permanentemente, blá,blá,blá....Não fica bem melhor aos olhos e aos ouvidos? Pois é. Tente, por favor! Faça um esforço! Agora, passemos ao ponto seguinte: quais ações serão executadas no combate à violência? Pois é. Sem ordem não dá...Tudo bem sr. Rodrigo Betlem, mas com assaltos, roubos, arrastões, drogas e assassinatos, também não dá! Que tal ser intransigente também com a criminalidade, com a violência e com a impunidade? Prefeitura e Estado juntos no combate à desordem urbana e à violência. Então...

Nenhum comentário: