quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

SANTANA DOS TOCOS EM SÃO JOSÉ DO BARREIRO...

A história do ex-distrito de Resende, Santana dos Tocos, submerso no final da década de 60 durante os trabalhos de construção da Represa do Funil e resgatada numa exposição montada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda em parceria com a Câmara Municipal de Resende, pode ser vista, a partir de hoje, dia 27, pelos moradores de São José do Barreiro. A mostra permanecerá aberta à visitação até o dia 27 de março, na Câmara de Vereadores do município paulista.
Composta por fotografias, pequenos textos, documentos históricos e depoimentos pessoais, a mostra, foi montada em 2006 e ficou exposta inicialmente no anexo da Câmara de Vereadores de Resende, percorrendo, depois, espaços como a Fundação Casa da Cultura e algumas escolas da cidade. A ida do material para São José do Barreiro, segundo o responsável pela exposição, o historiador Claudionor Rosa, faz parte do projeto “A Cultura ao Alcance de Todos”, desenvolvido pela Fundação e que busca promover eventos itinerantes como uma forma de divulgar a cultura e contribuir para a preservação da memória regional.
- Mostrar a importância que Santana dos Tocos teve na primeira metade do Século XX e divulgar isso para a população regional é fundamental para que a história da nossa região não se perca. Afinal, esse distrito não existe mais e é só através de fotos, documentos e outros registros que conseguiremos manter viva essa parte da nossa história - frisa o historiador, acrescentando que depois de São José do Barreiro, a mostra será levada para Areias (SP) e Itatiaia (RJ).
Um dos destaques da exposição, segundo Claudionor, é a fotografia de dona Maria do Carmo Mota Torino, 101 anos, que foi moradora de Santana dos Tocos e que hoje vive em São José do Barreiro. Assim como ela, as demais famílias que moravam no distrito espalharam-se por cidades da região como Itatiaia, Lorena, Barra Mansa e Areias. “Estamos fazendo desta mostra um evento itinerante justamente para que as pessoas que ajudaram a construir a história de Santana dos Tocos, e suas famílias, possam se ver retratadas”, explicou o historiador, lembrando que quem tiver algum documento, foto ou objeto sobre o lugar, e que queira integrá-lo à exposição, pode procurar a Casa da Cultura.
Importância histórica - Berço de personalidades como o poeta Ezequiel Freire e educadoras como Dona Mariúcha e Antonina Ramos Freire, a localidade Santana dos Tocos teve também importante papel na economia da região, destacando-se como uma das maiores produtoras de café.
Além disso, o distrito, que recebeu este nome por conta dos tropeiros que acendiam fogueiras a noite e na manhã seguinte seguiam viagem, deixando para trás os tocos, também era conhecido por ter forte influência paulista, pelas festas que promovia e pela acentuada consciência política de seus moradores.
FONTE: ACOM

Nenhum comentário: