quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

RUBEM ALVES É TUDO DE BOM!

Que palestra! Gente, ele é um espetáculo!
Ontem, dia 12, Rubem Alves fez uma brilhante palestra para mais de mil pessoas no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN - em Resende.
O tema escolhido - Há Escolas Que São Gaiolas, Há Escolas Que São Asas - causou impacto nas mais de mil pessoas presentes à solenidade de abertura oficial do ano escolar, uma recepção de boas-vindas aos profissionais da educação do município.
O escritor, professor e psicanalista Rubem Alves emocionou e empolgou.
A reação do público ao final da palesta não poderia ser outra.
Foi aplaudido de pé.

Eu e Rubem Alves. Que pessoa magnífica!


Profundo conhecedor dos temas ligados à educação, Rubem Alves é mineiro, do município de Boa Esperança. Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary, foi perseguido pelo regime militar e em 1968 mudou-se com a família para os Estados Unidos. Lá, tornou-se doutor em Filosofia pela Princeton Theological Seminary e teve sua tese de doutoramento em Teologia publicada em 1969 pela editora católica Corpus Books. No início da década de 80, o escritor e filósofo tornou-se também psicanalista.
Admirador de Adélia Prado, Guimarães Rosa, Saramago, Nietzsche, Santo Agostinho e Fernando Pessoa, entre muitos outros escritores consagrados, Rubem Alves tornou-se autor de inúmeros livros, além de colaborador de diversos jornais e revistas. Em suas conversas com educadores o escritor fala de temas como a alegria de ensinar; a educação dos sentidos; o prazer de ler; a arte de pensar; a anatomia do pensamento; educação e política e aprendizagem e prazer, entre muitos outros assuntos. Para estimular a reflexão, Rubem Alves costuma dizer que o estudo da gramática não faz poetas, assim como o estudo da harmonia não faz compositores:
- O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das ciências da educação não faz educadores. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo – disse.
Grande Rubem Alves!
Nice Pinheiro

2 comentários:

Norival R. Duarte disse...

Oi, Nice!

Minha mulher esteve nesse evento com o Rubens Alves, disse-me que esteve com você, contou-me vários trechos da apresentação dele e está encantada com ele até agora.

Após o que, senti-me como um grande idiota que perdeu uma grande oportunidade de ver e ouvir um grande expoente da nossa cultura.

Com este texto de sua lavra, fiquei sabendo mais sobre ele e, dessa forma, deixei um pouquinho da minha ignorância no passado.

Beijos e abraços, Norival.

Norival R. Duarte disse...

Alô, Dona Nice!

Voltei para dizer-lhe que naveguei por umas três horas pelo seu blog, vendo e lendo tudo, até à primeira postagem de 2008, aquela com a fantástica Rita Lee.

Gostei de tudo! Seu blog está de parabéns.

Deixei uns cinco comentários pelo caminho. Uns cinco pedidos de reprodução de suas postagens no meu blog opaquio.blogspot.com.

Se você se dispuser a respondê-los, semana que vem navego por ele novamente para saber das suas respostas.

Por ora, beijos e abraços, de Norival.

Em tempo: colei o endereço do seu blog nos meus, na coluna "Fontes de onde bebo". Vou estar aqui todo dia, pode crer!