sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CONCURSOS PÚBLICOS....

*Proposta regulamenta a realização de concursos públicos*
Gilberto Nascimento
Gadelha: "*Todo sacrifício do candidato pode ser em vão.* Ainda que passe em primeiro, não é assegurada a investidura no cargo."
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1618/07, do deputado Marcondes Gadelha(PSB- PB), que torna obrigatória a publicação de editais de abertura de concursos públicos com antecedência mínima de 60 dias antes da aplicação das provas.
"Muitas vezes, o tempo entre a divulgação do edital de abertura e a data de realização da primeira prova é exíguo, de modo que não há prazo hábil para os candidatos se prepararem devidamente", afirma Gadelha. A proposta também estabelece prazo de seis meses, a contar da publicação do resultado final do concurso, para que sejam nomeados e empossados candidatos aprovados no número das vagas informadas no edital.
Ainda segundo o projeto, o edital deverá conter:
- o conteúdo programático de cada prova e a respectiva bibliografia adotada como referência para elaboração e correção das questões;
- o valor da remuneração bruta do cargo ou emprego;
- o valor da taxa de inscrição, que não poderá exceder a 1/100 da remuneração prevista;
- a data da realização da primeira prova;
- a quantidade de cargos ou empregos a serem preenchidos.
Gadelha destaca que a ausência de normas legais que disciplinem a realizaçãode concursos públicos tem trazido transtornos aos concursandos.
"Todo o esforço e sacrifício do candidato pode ser em vão. Ainda que passe emprimeiro lugar, não lhe é assegurada a investidura no cargo", critica o parlamentar.
*Tramitação*
O projeto foi *apensado*<http://www2. camara.gov. br/homeagencia/ materias. html?pk=69896> aosPLs 252/03 e 3461/89, de teor semelhante.

Vamos ficar de olho galera!!!!

Nenhum comentário: