domingo, 17 de fevereiro de 2008

TODO MUNDO JÁ PASSOU POR ISSO UM DIA...

por Nice Pinheiro
Ainda eram 7h30, mas estava apressada. Precisava fazer um release sobre o evento do dia anterior e haviam e-mails a serem respondidos. Um dilúvio havia caído em Resende e meu prédio estava sem net.Transtorno provocado por um dos muitos raios. De acordo com os técnicos, um deles caiu justamente onde não devia e nos deixou órfãos da internet. Como se não bastasse, o bendito evento - que estava programado para começar às 20hs – atrasou pouco mais de uma hora, em conseqüência do temporal. O Teatro da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - ficou sem luz e o gerador deu problemas. E quando cheguei ao meu lar-doce-lar...Cadê a net? Foi atingida por um raio! Então, qual a solução? Um banho relaxante - bem demorado - e uma boa noite de sono! No dia seguinte faria tudo antes de ir para a entrevista na Rádio Agulhas Negras. Anotei tudo que precisava fazer na minha agenda e fui dormir.




Estava indo para o trabalho pensando no que precisava fazer e ao passar em frente a uma empresa percebi uma das funcionárias na calçada, encostada no muro. A moça loira, de uns 22 anos, falava ao celular. E chorava. Muito. Lembrei-me de já tê-la visto nesta situação há pouco menos de um mês.
Continuei caminhando para meu trabalho, mas meu pensamento ficou lá. Naquela jovem. Certamente aquelas lágrimas tinham nome e sobrenome. Eram apenas 7h30 da manhã. O dia mal começava. E lá estava ela em lágrimas. À beira de uma desidratação, de tanto chorar! Fiquei pensando naquela moça o dia inteiro. E estou pensando agora, cinco dias depois...




Entre conjecturas sobre o motivo real daquelas lágrimas, me encontrei com o passado. Voltei muitos anos no tempo. Como mulher chora! Um sorriso tomou conta de meu rosto. Sorriso. Ao lembrar de minhas lágrimas, sorri. Um sorriso gostoso. Sorriso de quem sofreu por amor. Sorriso de quem amou. Sorriso de quem também foi muito amada. Lembranças boas. Do primeiro namorado ao penúltimo relacionamento desfeito. O último não conta. Não foi relacionamento. Sou mesmo uma mulher de sorte.
Então percebi que um dia alguém também me viu em lágrimas, talvez às 7h30 da manhã. E que também ficou pensando em mim por alguns dias. E que, certamente, também lembrou de suas lágrimas. E que pode ter sorrido ou não. Mas, depois de minhas conjecturas, cheguei a uma conclusão: um dia esta jovem loira, de uns 22 anos, irá esboçar um leve sorriso ao lembrar de suas lágrimas. Porque amar é sempre bom. Porque amar é ousar viver o que sentimos pelo outro. E o sofrimento de ontem poderá ser a liberdade de amanhã. Como as lágrimas do passado tornam-se um sorriso no futuro.
E viva a vida!
É bonita, é bonita e é bonita!
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz!
Esta vida é mesmo um espetáculo, não é?
(com um sorriso nos lábios..rsrsrs...)

2 comentários:

Sandro Figueiredo disse...

Nice, você lê meus artigos. Sabe que eu não presto e que tenho mais um testículo no lugar do coração. Mas... A verdade é que eu sou um tremendo mulherzinha, em termos de "comoção textual", a expressão que eu "criei" pra descrever meu apreço sentimental por determinados tipos de escrito. E eu fiquei encantado com essa prosa em particular! Especialmente porque, mesmo tendo a sacanagem e o escárnio como astros principais, minhas postagens tratam muito disso: sentimentalismo.

E essa coisa de observar as pessoas - especialmente as tristes, que são as mais fascinantes - me atrai de uma forma extraordinária.

Não vou dizer que o texto está fantástico, porque você é uma mulher sábia e obviamente já tem ciência disso. Minha intenção aqui é dizer que eu fiquei especialmente comovido com a sua sensibilidade. Parabéns!

P.S.: se você contar pra alguém que eu me abri que nem uma margarida nos comentários e revelei meu lado sensível, sabe que terei de matá-la, né?

Sandro Figueiredo disse...

Nice, você lê meus artigos. Sabe que eu não presto e que tenho mais um testículo no lugar do coração. Mas... A verdade é que eu sou um tremendo mulherzinha, em termos de "comoção textual", a expressão que eu "criei" pra descrever meu apreço sentimental por determinados tipos de escrito. E eu fiquei encantado com essa prosa em particular! Especialmente porque, mesmo tendo a sacanagem e o escárnio como astros principais, minhas postagens tratam muito disso: sentimentalismo.

E essa coisa de observar as pessoas - especialmente as tristes, que são as mais fascinantes - me atrai de uma forma extraordinária.

Não vou dizer que o texto está fantástico, porque você é uma mulher sábia e obviamente já tem ciência disso. Minha intenção aqui é dizer que eu fiquei especialmente comovido com a sua sensibilidade. Parabéns!

P.S.: se você contar pra alguém que eu me abri que nem uma margarida nos comentários e revelei meu lado sensível, sabe que terei de matá-la, né?