domingo, 10 de fevereiro de 2008

PESQUISAS AVANÇAM NO TRATAMENTO DA FORMA MAIS GRAVE DA LEUCEMIA...

CHICAGO, EUA (AFP) - Um medicamento ministrado para o câncer renal se mostrou promissor no tratamento da forma mais comum e grave de leucemia em adultos, de acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, nesta terça-feira, nos Estados Unidos.
A molécula Sorafenib, comercializada sob o nome de Nexavar, persegue uma mutação genética presente em um terço dos pacientes de Leucemia Mielóide Aguda (LMA).
"Os doentes da LMA que apresentam esta mutação têm um prognóstico vital particularmente reduzido, de modo que este medicamento (...) aparece como um progresso significativo na terapia da leucemia", declarou o principal autor do estudo, Michael Andreeff, do Centro de Pesquisa sobre o Câncer da Universidade do Texas (sul), em Houston.
Na primeira etapa de um teste clínico, o Sorafenib reduziu o percentual mediano de células leucêmicas circulando no sangue de 81% para 7,5% e, na medula óssea, de 75,5% para 34%, nos doentes com leucemia mielóide e que apresentam essa mutação genética. Dois dos 16 pacientes estudados viram sua taxa de células leucêmicas cair para zero.
Nenhum efeito colateral desse tratamento foi constatado durante o teste clínico, e nenhuma dose máxima tolerada foi atingida, completou Andreeff.
O remédio teve, em contrapartida, pouco efeito nas células que não apresentam mutação genética, assim como na formação de células sanguíneas normais.
A equipe de Andreeff já iniciou a segunda fase do teste clínico, combinando o Sorafenib com o tratamento convencional por quimioterapia da LMA.
Com o avanço das pesquisas, o Sorafenib pode desempenhar um papel-chave na terapia, acrescenta o especialista.
Cerca de 14.000 novos casos desta forma de leucemia são diagnosticados todos os anos nos EUA. Anualmente, este câncer mata cerca de 9.000 pessoas.
Que Deus ilumine estes médicos e cientistas para que descubram, cada vez mais, a cura para esta e outras doenças.....Amém!

Nenhum comentário: