segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MOVIMENTO ELEFANTES - BANDA URBANA E RETETÉ BIG BAND

Um movimento de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por nove grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa fina, Projeto Meretrio2, Big da santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers e Banda Jazzco. Este é o Movimento Elefantes, uma iniciativa inédita que pela primeira vez reúne um coletivo de big-bands para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.


Nesta segunda, dia 03 de agosto, começa a temporada de apresentações no Teatro da Vila, na Vila Madalena. Para fortalecer a iniciativa, os Elefantes estão presentes também em bares e em casas de show. E estão gravando documentário sobre o movimento.



Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular. O grupo mais novo tem três anos (Projeto Meretrio²) enquanto o mais velho, 34 (Banda Jazzco). Todos os grupos já rodaram pelas principais casas do circuito musical da cidade de São Paulo e por muitos festivais, teatros, SESCs e SESIs Brasil afora.




Movimento Elefantes - Banda Urbana e Reteté Big Band
Teatro da VilaRua Jericó, 256

Vila Madalena – SP
Segunda, 3 de agosto
às 20h
Ingresso? Pague o quanto vale.

2 comentários:

Miguel Fernandes disse...

Eu acho que hoje em dia há uma enorma confusão quanto ao período compreendido entre os anos 20 e os anos 60 do século passado, as big bands e o swing. Fica tudo uma grande misturada e isso não é bom para definir fronteiras entre as várias músicas. É claro que, na hora em que os músicos, eles próprios, fazem a mistura de jazz e bossa, fica difícil de compartimentar. Mas minha tese é essa: os interessados saem ganhando sempre que são definidas fronteiras de estilo, década e geração. E isso, terei de reconhecer, não acontece muito... Há uma excepção, claro, como sempre acontece: http://cotonete.clix.pt/ - obrigatória a visita!

NICE PINHEIRO disse...

Olá Miguel, tudo bem? Até concordo com você quanto à definição de estilos. Vou visitar o site. Adorei seu comentário! Obrigada pela participação.
abs
Nice Pinheiro