segunda-feira, 17 de agosto de 2009

BANHEIRO LIMPO, JÁ!

Os proprietários de casas noturnas, bares e restaurantes devem ter mais respeito com o público que frequenta seus estabelecimentos. Bom atendimento, qualidade e limpeza são fundamentais. E limpeza nos banheiros também! Principalmente nos banheiros femininos.


Meninas precisam de papel higiênico! Além de não podermos sentar no vaso sanitário, ainda precisamos nos equilibrar sobre saltos de 5, 7 ou 10 cm! Os homens não têm a mínima noção do que isso significa. E passar por esse sofrimento todo, ainda por cima sem papel higiênico? Nem pensar! Não sei como uma mulher consegue ir ao banheiro e não se limpar (secar)! Gente, questão de higiene! E não me venha com papel toalha! Precisamos de papel higiênico. E suave, de preferência. Papel toalha é para secar as mãos. E a pele das mãos nem de longe se compara à sensibilidade de nossas partes íntimas. Aff! Que coisa horrível ter que se conter quando se quer explodir!












Como se não bastasse esse inconveniente, em determinados lugares ainda corremos o risco de ficarmos sem água até para lavar as mãos! Realiza a cena: você sai para se divertir. Aí, lá pelas tantas, você vai ao toilete. Entra e se depara com um ambiente nada limpo, sem papel higiênico, sem água para dar a descarga e até para lavar as mãos. O que você faz? Não faz , não é? Como se secar e lavar as mãos? Pois é.




E isso pode acontecer em vários lugares. Há poucos dias estive no Rio de Janeiro e entrei num bar onde era impossível chegar até o toilete. O odor forte e desagradável que exalava no corredor, antes mesmo de se chegar à porta do banheiro, era facilmente detectado por qualquer pessoa. Se você está na rua e seu rim grita “socorro, me alivie!”, o jeito é sair procurando um local adequado para atender às solicitações fisiológicas, não é? Pois é. Mas nem sempre o banheiro corresponde ao restante do estabelecimento...













Neste fim de semana passei um sufoco em Resende. Saí com uma amiga para me divertir e acabei me aborrecendo. Primeiro: o banheiro estava imundo. Os cestos de papel estavam abarrotados. O chão, muito sujo. E papel higiênico então, nem pensar. É claro que não fiz nada. Dei meia volta e falei com o gerente. Ele pediu que colocassem papel toalha no banheiro. Quando voltei pela segunda vez, eis que não havia água para dar a descarga, muito menos para lavar as mãos! Aí eu fiquei brava. Procurei o gerente e pedi para falar com o proprietário. E disse que eu postaria o que aconteceu, mas omitiria o nome da casa.










- Acabei de falar com seu gerente e de dizer a ele que vou postar a situação no meu blog.
- Pode postar.
- Não vou revelar o nome da casa porque espero que você resolva essa situação de uma vez por todas. O mínimo que você deve fazer, como proprietário de uma casa como essa e que se propõe a fazer um evento como esse, é ter mais respeito pelas pessoas que vêm aqui. E manter o banheiro limpo e em condições de uso é o básico!
- O banheiro feminino está com problemas? Eu não sabia.
- Não sabia? Então está sabendo agora. O banheiro está num estado lastimável. Não tem papel higiênico, e aí providenciaram papel toalha. E papel toalha machuca, sabia? Não, você não sabe disso. Mas deveria, pelo menos, imaginar, não é? E água para descarga ou para lavar as mãos, nem pensar. E os cestos estão lotados. Sem falar no chão imundo. Isso é uma falta de respeito com a gente, uma falta de consideração.


Então, ele perguntou para o gerente.




- O banheiro masculino está sem água também?
- Não. Lá tem água.
- Vamos lá ver como está o banheiro feminino.

















E se retiraram. Enquanto isso, fui encontrar minha amiga. Conversamos um pouco, contei o que aconteceu e bebemos mais uma cerveja. Após uns vinte minutos, voltei ao banheiro. O papel higiênico estava lá. Os cestos de lixo estavam vazios e havia água para dar descarga e para lavar as mãos. Na saída, perguntei para um rapaz que acabava de sair do banheiro masculino.
- Oi, tem água no banheiro de vocês?
- Não. Nem para lavar as mãos.




Pois é. Despir um santo para vestir outro, como se diz por aí. A solução é essa? Ter uma casa noturna, um bar, ou um restaurante é relativamente fácil. Difícil é manter um nível. Difícil é ter competência.









Aqui em Resende, existem alguns empresários/administradores competentes. Uai Su e Manga Rosa são ótimos exemplos e referências. Uma visita a uma dessas duas casas (principalmente à cozinha e aos toiletes) pode ser bem proveitosa para quem precisa e deve aprender como respeitar os clientes. E mantê-los.











Quem frequenta os banheiros desses locais devem ser cuidadosos e mantê-los limpos. Como os de sua casa ou da casa de seus parentes e amigos. Tem muita gente sem noção por aí. Lugar de papel é no cesto, lugar de urina e outras coisas é no vaso. Absorvente higiênico deve ser embrulhado e jogado no cesto de papel. Toalhas de mão também devem ir para o cesto, e não para o chão. E a descarga deve ser sempre acionada após o uso do vaso sanitário. E porta de banheiro não é quadro-negro. Coisas básicas, que toda criança sabe. Mas parece que muitas, quando se tornam adultas, esquecem o que aprenderam quando estão em banheiro alheio....Aff!

2 comentários:

Unknown disse...

Nice geralmente esses banheiros são um caos! Sempre falta papel no fim da noite, não tem água, os cestos não são trocados e por isso os papéis sujos ficam caídos pelo chão, o chão molhado (imagine de que?), um cheiro insuportável e na maioria das vezes não tem sequer sabonete líquido na pia para lavar as mãos.
A culpa, sem dúvida nenhuma é dos donos dos estabelecimentos que não se preocupam em colocar pessoas para fazerem a limpeza durante o período em que a casa estiver aberta, mas também culpo o público que colabora com a sujeira, sem o mínimo de higiene pessoal.
É muito complicada essa situação.

Bjs

NICE PINHEIRO disse...

Pois é. Mas não deveria ser, Regina. Se os donos dos estabelecimentos colocassem alguém para limapr os banheiros de hora em hora e se as pessoas que utilizam os banheiros agissem da mesma forma com que agem em casa, não seria complicado e teríamos banheiros limpos sempre. O último parágrafo aborda essa situação. Fico boba de ver como tem gente sem educação, sem noção de higiene, sem hábitos higiênicos e sem se importar com o bem estar e a saúde de todos!E mais ainda, fico abismada de constatar como existem empresários sem preparação alguma, sem competência nenhuma. Respeito com os clientes e preservação dos ambientes de seu estabelecimento,mantendo-os limpos e com tudo que é necessário para sua utilização e para conforto dos clientes, é fundamental! Enfim...O negócio da maioria deles é só ganhar dinheiro mesmo...Aff.
bjs