terça-feira, 30 de junho de 2009

TALENTO INFANTIL BRASILEIRO NA HOLANDA...

Uma brasileira de apenas nove anos representa o Brasil no 'Festival Câmera Mundo', na Holanda. Laura Bezerra Lima é uma menina da Vila da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro. Com sete anos realizou sua primeira animação, O Sol e a Chuva, e agora, aos nove, seu filme representará o Brasil no Festival Câmera Mundo, que ocorre de 26 a 28 de junho, em Rotterdam, na Holanda. A estréia da obra da jovem diretora carioca no exterior é apoiada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC).



Laura aprendeu as técnicas de animação com o pai, o documentarista Luiz Cláudio Lima, autor de Alma Suburbana. O talento infantil da animadora carioca já foi exibido em vários festivais nacionais e internacionais ocorridos no Brasil, como na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e no Festival Internacional de Curta Metragem de São Paulo.



Além da animação O Sol e a Chuva, Laura finalizou episódios sobre o sistema planetário. O episódio 9 - Posso Ser um Planeta? - foi selecionado e será mostrado na 17ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil (AnimaMundi) , entre 10 e 19 de julho, no Rio de Janeiro, e entre 22 a 26 de julho, em São Paulo.



2º Festival Câmera Mundo




A segunda edição do Festival Câmera Mundo reunirá produções audiovisuais independentes e de baixo custo realizadas em países em desenvolvimento. O propósito do evento é consolidar um espaço para a divulgação da produção cinematográfica dos países em desenvolvimento para o público europeu. Na primeira edição, em abril de 2008, o Brasil foi representado por mais de 60 filmes. O festival ocorre anualmente e é organizado pela Fundação Caramundo.



Rotterdam, na Holanda, situada no oeste do país, é a segunda cidade com maior população nos Países Baixos. Devastada durante a 2ª Guerra Mundial, a cidade está totalmente reconstruída, tem o maior porto do mundo e é um pólo de cultura, atraindo milhares de visitantes para seus museus, exposições e diferentes programações artísticas.



Informações de Jane de Alencar, Ascom Sav/MinC

4 comentários:

Juju disse...

é importante estimular novos talentos!

bjs
Ju

NICE PINHEIRO disse...

Pois é Ju, ainda bem que deram uma força para essa menina. Que cineasta ela será quando ficar adulta, hein! Vai arrasar!
bjs linda

Anônimo disse...

eu a conheço, ela é sobrinha de uma amiga minha... um talento precoce, além de linda e fofa...

NICE PINHEIRO disse...

É Andreia, o talento nasce com as pessoas. Algumas manifestam seu talento mais cedo, outras, mais tarde. Espero que o apoio à sobrinha de sua amiga não pare por aí. Obrigada pela participação.
abs
Nice Pinheiro