segunda-feira, 7 de setembro de 2009

RODA VIVA DESTA SEGUNDA

Ela nasceu e foi criada na China comunista de Mao Tsé-Tung e viveu durante o período em que o presidente da República Popular da China anunciava o Grande Salto para a Frente, com a política de industrialização do país e a Grande Revolução Cultural, uma ação política contra os revisionistas e a burguesia.










Depois da morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, no começo da abertura econômica chinesa, Xinran foi para a Universidade estudar jornalismo. Nos anos 80, fez um programa de rádio onde recebia e lia cartas enviadas por ouvintes, em geral mulheres contando seus dramas, dificuldades e tudo o que a repressão política e sexual impedia que fosse revelado a respeito do mundo feminino.




Esse trabalho permitiu que ela agrupasse conteúdo para uma série de livros sobre a realidade chinesa. Xinran Xue vive há 12 anos em Londres, na Inglaterra, onde se dedicou a escrever e a contar essas histórias.










Participam como convidados entrevistadores:




Demétrio Magnoli, sociólogo, especialista em relações internacionais eeditor do Jornal Mundo, Geografia e Política Internacional; Leda, Balbino, chefe de reportagem da editoria internacional do jornal O Estado de S.Paulo; Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão e Jayme Martins, jornalista, foi correspondente da mídia brasileira durante 20 anos em Pequim.



Twitters no estúdio: Elisangela Roxo, jornalista (http://twitter. com/roxo); Paulo Celestino, jornalista (http://twitter. com/internetcidade) e Juliana Ferreira Fernandes, estudante de publicidade ( http://www.twitter.com/jufernandes).












Apresentação: Heródoto Barbeiro




O Roda Viva é apresentado às segundas, a partir das 22h10.Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

Nenhum comentário: