domingo, 27 de setembro de 2009

"FEIOS, SUJOS E MALVADOS SOB MEDIDA”

"Feios, sujos e malvados sob medida.A utopia médica do biodeterminismo (1920-1945)", livro de Luis Ferla, será o centro do debate na próxima quarta-feira, dia 30, às 18h30, no CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.


O determinismo biológico presente na medicina e na criminologia da primeira metade do século XX não é um acontecimento isolado no tempo. Em “Feios, sujos e malvados sob medida” a densidade histórica do biodeterminismo é investigada com rigor, analisando os problemas sociais dos indivíduos considerados "feios, sujos e malvados". Dessa maneira, o historiador Luis Ferla realiza uma refinada análise sobre a patologização dos comportamentos anti-sociais, ou "desviados", e sobre as articulações entre ciência e "defesa social".




O livro interroga com maestria o mosaico de ações e teorias, de utopias sociais e de ambiguidades característico das diversas intervenções científicas sobre o corpo humano na capital paulista entre 1920 e 1945. Uma história difícil de ser explicada, pois seu desenho caminha do trabalho ao crime e vice-versa, envolvendo os esforços por identificar e tratar desde o homossexual até o doente mental, passando por epiléticos e portadores do que já se nomeou como sendo "loucura moral". Um trabalho sobre as medidas criadas institucionalmente para regrar o corpo e a alma cuja leitura é essencial para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.


Expositor
- Luis Ferla
Graduação e Doutorado em História – USP
Professor de História Contemporânea – UNIFESP/Campus Guarulhos




Debatedor
- Janes Jorge
Graduação, Mestrado e Doutorado em História – USP
Professor de História – PUC/SP




Mediadora
- Jacy Machado Barletta
Mestre em História e Historiografia da Educação - USP




Inscrições gratuitas pelo e-mail ssantos@cedem.unesp.br




CEDEM/UNESP
Praça da Sé, 108 – 1º andar
(metrô Sé)

Quarta-feira, 30 de setembro
19h30
(11) 3105.9903
www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário: