quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DE PREÇOS E PRODUTOS

Marcos Monteiro*




Nas vitrines do Grande Supermercado o tomate e a banana estão cada vez mais caros, mas o amor está em liquidação. A qualidade do produto, realmente não é das melhores, mas está sendo vendido em abundância e em diversas e belas formas. Não esquecer de olhar os prazos de validade, cada vez menores.




Mais barato do que o amor somente a ética, cada vez mais acessível. Hoje, qualquer cidadão comum pode adquirir uma garrafinha pormenos de um real. Bem, realmente, as coisas não mudaram demais, porque somente quem tem condições de comprar uma grande partida de ética é que pode presidir uma comissão no senado, por exemplo.




Comprar um animal, entretanto, não está tão fácil, e aconselhamos aproveitar propostas de crediário e distender ao máximo asprestações, comprar pessoas está cada vez mais barato, o que se deve fazer à vista. Os animais, é verdade, continuam mais confiáveis e mais úteis.



As informações variam muito de preço. Uma divulgação positivasobre alguém está cada vez mais cara, mas uma difamação se consegue até como brinde. Atenção mais uma vez às promoções, como por exemplo: “Compre uma lata de extrato de tomate e leve uma campanha difamatória grátis!”




Hora de lembrar que, se os artigos religiosos continuam caros,permanecem como excelente investimento. Vale a pena se esforçar para comprar alguns pacotes de fé, que podem ser vendidos a preços bem majorados nos momentos adequados.



Alguns produtos estão em permanente remarcação e o horário dacompra pode influir no preço. No fim do expediente, uma verdade pode ser adquirida mais facilmente do que no começo do dia. Outros produtos, ainda não se encontram à venda. Uma boa amizade, por exemplo, não pode ser adquirida nas lojas, nem mesmo nas especializadas.




Sempre existem os paradoxos. Um seguro de vida, por exemplo,está mais caro do que a vida, exatamente como qualquer plano de saúde, infinitamente mais caro do que qualquer doença, ou um par de óculos que sempre custam os olhos da cara.



Na vitrine dos artigos de luxo, um carro importado continuamuito caro, mas o produto mais caro de todos é uma eleição presidencial, com alguns exemplares já à mostra. Produto tão caro que todos teremos de pagar o preço.



Garanhuns, 04 de setembro de 2009.




*Marcos Monteiro é assessor de pesquisa do CEPESC. Mestre em Filosofia, faz parte do colégio pastoral da Primeira Igreja Batista em Bultrins, Olinda, PE e da Comunidade de Jesus em Feira de Santana, BA. Também é coordenador do Portal da Vida e faz parte das diretorias do Centro de Ética Social Martin Luther King e da Fraternidade Teológica Latino-Americana do Brasil CEPESC – Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão.

Nenhum comentário: