quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

Nos dias 16 e 17 de setembro acontece o Projeto Diversidade Sexual na Escola, em Angra dos Reis (RJ). As oficinas são ministradas pela equipe da UFRJ e estão abertas a todos os interessados.




Como a escola pode lidar com situações ligadas à orientação sexual dos alunos? A sexualidade dos alunos e alunas é um problema da escola? E a discriminação e a violência que sofrem os jovens homossexuais dentro da escola? O que uma professora pode fazer diante de um ato de discriminação que vem da Direção da escola? Debater estas e outras questões é o objetivo principal do Projeto.




As oficinas são gratuitas e têm como público alvo profissionais de educação, em especial gestores, coordenadores pedagógicos e professores da educação básica. Estudantes universitários, integrantes de movimentos sociais e profissionais de outras áreas também podem participar.




Serão oferecidas quatro edições da mesma oficina, em diferentes horários, para viabilizar a participação de mais pessoas. E não há necessidade de fazer inscrição prévia. As oficinas acontecem nos dia 16 e 17 de setembro, em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira da Rocha, em Angra. As quatro oficinas têm o mesmo conteúdo.


O objetivo principal da atividade não é trazer respostas prontas, mas sensibilizar os professores, diretores e funcionários para a questão da diversidade sexual, as violências, as discriminações e as possibilidades de mudança. Um dos intuitos do trabalho é ajudar a desmascarar um suposto ambiente de tolerância, trazendo à tona a realidade de discriminação e violência presente no cotidiano da escola.



Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira da Rocha
Estrada Angra-Getulândia, 2.920
Angra dos Reis - RJ

16 e 17 de setembro
9h às 12h e 14h às 17h

As inscrições são gratuitas e serão feitas no local
(24) 3377-1962 ou (21) 2598-1892

Nenhum comentário: