sexta-feira, 13 de agosto de 2010

REVELAÇÕES E DICA DE NEY...

Entre uma matéria interessante e outra na internet, eis que encontro uma entrevista com Ney Matogrosso. A-d-o-r-o! Claro que cliquei e fui conferir na íntegra o que esse espetáculo de sessentão andou declarando para Yala Sena lá em Teresina (Pi), durante coletiva na capital piauiense, cidade onde Ney começou a turnê nordestina do show Beijo Bandido. E não é à toa que gosto dele. Temos muito mais em comum do que possa imaginar sua vã filosofia..rs.


"Está tudo chato, tudo parecido. Sem graça. Este lounge é insuportável. Soa chato". Concordo plenamente! Principalmente quando nosso “estado de espírito” não está a fim da mesmice atual da MPB: ausência total de letra, melodia e harmonia...




E por falar nisso, Ney também falou sobre a vulgaridade que predomina na música brasileira e sobre transgressão: “ Fotografei nu em um período que era proibido. Por isso me interessava fazer, pra mostrar que era possível. Hoje em dia está tudo banal". E garante que vai morrer transgressor. "Nunca vou me conformar com o que vejo, principalmente com a situação política", disse.


O cantor se confessou mais maduro, mais comportado e nada romântico. E revelou que “Beijo Bandido” não é uma reinvenção apenas para as pessoas, mas principalmente para ele. Algo que mantenha seu interesse e que ele faça com prazer. Em “Beijo Bandido” Ney canta Vinícius, Chico Buarque, Edu Lobo, Hermínio Bello e Herbert Vianna, entre outros grandes compositores. E Ney é fantástico ao escolher o repertório de seus trabalhos! Sobre o assunto, ele disse em entrevista à Mariana Tramontina há alguns meses: "Eu não sou compositor, então tenho que desfrutar do que a música brasileira me oferece". E aí ele arrasa! Até porque, vamos combinar, faz um bom tempo que a música brasileira está órfã e totalmente carente de compositores e intérpretes. Mas a sensibilidade, a experiência e a cultura deste espetáculo de intérprete levam ao melhor da nossa música.


Ney Matogrosso também revelou que seu próximo projeto é dirigir a peça Dois Corpos, baseada em crônicas de João do Rio. Ele recomendou o autor e confessou: "Lendo João do Rio eu entendi Nelson Rodrigues". Alguma dúvida sobre minha próxima leitura? Pois é. Mas, como você bem sabe que adoro pesquisar, já andei “bisbilhotando” sobre o autor e encontrei um conto fantástico (e muito realista). O link está aqui. Basta clicar e se deliciar com a leitura.

http://www.releituras.com/joaodorio_menu.asp

Valeu pela dica Ney! E eu faço questão de ver e de divulgar a peça sobre João do Rio.

Nenhum comentário: