terça-feira, 17 de agosto de 2010

NO RJ E IMPERDÍVEL!!!

Para quem gosta de chorinho, esse é um evento imperdível! "Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo", um show que vai rolar hoje (dia 17) e amanhã (dia 18) no teatro Caixa Cultural e que vai reunir parte dos artistas retratados no documentário “Brasileirinho". Que documentário espetacular! Ainda não viu? Pois você não sabe o que está perdendo....


Bem, vamos voltar ao showzaço! No comando da roda de choro está o Trio Madeira Brasil, que receberá como convidados Yamandu Costa, Zé da Velha, Silvério Pontes, Henrique Cazes, Teresa Cristina, Pedro Miranda, Beto Cazes, Marcos Suzano, Jorginho do Pandeiro e Rui Alvim.




No repertório, e através de diversas formações no palco, serão tocadas obras como "Assanhado" (Jacob do Bandolim), "Brejeiro" (Ernesto Nazareth), "Carinhoso" (Pixinguinha/ João de Barro), "Machucando" (Adalberto de Souza), "Choro Louco" (Yamandu Costa) e "Choro da Bisa" (Zé Paulo Becker). E a direção musical é de Marcello Gonçalves. É ou não é im- per- dí- vel!!!!

"Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo"


17 e 18 de Agosto (terça e quarta)


Caixa Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues

Avenida República do Chile, 230

Centro/Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 20(inteira) R$ 10,00 (meia)

Horário da bilheteria: 15h às 20h



Para quem não sabe, o filme “Brasileirinho” foi sucesso de público e de crítica no Festival de Berlim em 2005, nos 27 festivais internacionais em que foi participou e nos 30 países em que foi apresentado. Emocionante, vibrante e contagiante, “Brasileirinho” foi, é e será sempre um sucesso.

Veja alguns comentários publicados nos jornais do país.


"Vi ontem o filme "Brasileirinho", um belo trabalho sobre o chorinho, feito por um finlandês, Mika Kaurismäki. Saí emocionadíssimo. Lá estava uma esperança nas músicas e figuras de Maurício Carrilho, Teresa Cristina, Luciana Rabello, Guinga, Paulo Moura, Zé da Velha, Cristóvão Bastos, Carlos Malta, Yamandú Costa... tantos... Lá estava o indício de que a História de um país gera também anticorpos contra o horror. (...) Não percam esse filme. É um remédio melhor que qualquer Prozac."

Arnaldo Jabor (CBN dia 3/09 e Segundo Caderno/ O Globo dia 4/09)


"Uma das cenas mais memoráveis do imperdível filme "Brasileirinho" do diretor finlandês Mika Kaurismäki é a do Guinga, contando como nasceu a música "Senhorinha", dedicada à sua filha. Depois Zezé Gonzaga canta a música. Quem não se emocionar deve procurar um médico urgentemente porque pode estar morto. (...)

O filme todo é uma exaltação do talento brasileiro, da nossa vocação para a beleza tirada do simples ou, no caso do chorinho, do complicado, mas com um virtuosíssimo natural que parece fácil. Recomendo não só a quem gosta de música, mas a quem anda contagiado por sorumbatismo de origem psicossomática ou paulista e achando que o Brasil vai acabar na semana que vem. (...)

Uma das alegrias que nos dá o filme é constatar que o chorinho, longe de estar acabando, está se revitalizando. (...) Substitua-se o choro pelo Brasil que não tem nojo de si mesmo e pronto: a esperança vem por aí."

Luís Fernando Veríssimo (O Globo, dia 2/09)



Show de competência

"É através da música e do repertório que surgem os personagens, focalizados com extrema competência de direção e fotografia, num documentário sem precedentes no gênero."

Pedro Landim - O Dia/ Guia Show & Lazer. Dia 24/08 (quatro estrelas)


"Passeio pelas raízes do Brasil e filme musical, com rodas várias e artistas de primeira, é documentário para ver com os dedos a tamborilar."

Ana Paula Souza - Revista Carta Capital. Dia 22/08

Nenhum comentário: