domingo, 22 de agosto de 2010

AGORA É MODA....

Essa vida é engraçada. Enquanto estou enlouquecida querendo ficar grisalha novamente, a mulherada lá fora está lançando a moda do grisalho nos cabelos. É a nova tendência, sabia? E é chamada de granny chic (algo como vovozinha chique), segundo a matéria da internet (link no final do texto). Cabelos descoloridos. Cinzas. E até branquinhos. A-d-o-r-o! Quase morri de inveja quando vi Meryl Streep com aqueles cabelos branquíssimos em “O Diabo Veste Prada”! Mas prefiro os cabelos que são naturalmente brancos ou grisalhos.




Dos 39 aos 41 fui naturalmente grisalha. A maioria das pessoas criticava, inclusive minha família. Eu adorava meus cabelos, curtia muito. E depois de um tempo, passei a máquina nele - cinco em cima e quatro nos lados. Mas os cabelos continuavam grisalhos, é claro. Não ligava a mínima para o que os outros pensavam, achavam ou falavam. Até que, num belo dia ensolarado, minha linda filha veio me visitar e resolveu que eu tinha porque tinha que pintar os cabelos. “Mãe, você é nova, é bonita, porque ficar com cara de velha com esse cabelo?” Cara de velha, eu? Imagina! Sempre adorei meus cabelos grisalhos me nunca me senti velha ou menos bonita por causa deles. Mas, voltando ao assunto...Lá estava minha filhota, me alugando, me atormentando. Fui ficando impaciente e incomodada com a insistência de minha amada e idolatrada filha. Eis que surgiu o temido (e previsto) dilema: jogo minha querida filha no Rio Paraíba (moro em Resende) ou pinto o cabelo? Sempre amei a vida, o ar puro, a natureza, a liberdade de ir e vir... Cedi à pressão, é claro. Não, ela não queria simplesmente entrar comigo num salão de beleza qualquer da vida e esbravejar “pintem o cabelo de minha mãe!”. Ela queria mais. Ela mesma queria ter o prazer de pintar meus cabelos grisalhos! Com todos os requintes do mais absoluto sadismo. E assim o fez.



Que idade tenho agora? 53. Se eu me arrependo de ter cedido aos protestos da minha filha? Muiitooo! Na verdade, há anos que me arrependo e desejo meus cabelos grisalhos de volta! E por que não deixo meus cabelos grisalhos novamente? Ok, vou tentar explicar. Vontade eu tenho. É o que eu mais quero. Mas o meu cabelo não colabora. Primeiro, tem a questão da textura. Se é verdade ou não que passar máquina nos cabelos engrossa os fios eu não sei, mas o fato é que meus cabelos ficaram mais grossos. Foram quase três anos de máquina. Segundo porque, apesar de curtos, não tem como deixar o cabelo crescer naturalmente sem pintar. Não rola. Aquela raiz branca crescendo e o resto do cabelo pintado é a visão do inferno, vamos combinar. A perfeita bruxa. Só ia faltar a verruga na ponta do nariz..rs. Sem chance. Então, o que fazer? Algum hair stylist de plantão? Pois é.




Estou tentando criar coragem para passar máquina novamente. Duas passadas e ele cresce maravilhosamente grisalho, quase branco! Lindíssimo! Um espetáculo! O problema é que tenho medo de que eles engrossem mais ainda...Sniff...Há quase um ano venho consultando cabeleleiros sobre a possibilidade de descolorir meus cabelos para que eles voltem ao grisalho e ouço a mesma resposta: não faça isso Nice, vai acabar com seu cabelo. Ô vida....


Alguém tem uma peruca aí? Estou amadurecendo a idéia da peruca há alguns meses. Assim, eu raspava a cabeça e resolvia o problema. Para evitar comentários tipo “ela deve estar doente” e olhares de piedade para uma “quase moribunda”, eu usaria a peruca para ir ao trabalho e para sair. Em casa, curtiria minha carequinha até nascerem meus cabelos grisalhíssimos, novinhos em folha. Fui falar isso para minha filha há cerca de um mês e ela quase surtou do outro lado da linha...rs. Minha cabeleleira teve um ataque de riso (e de nervos). Minha manicure, muito discretamente, sugeriu uma terapia. E por aí vai...Gente, isso é preconceito!




Há quem não goste de cabelos grisalhos. Aliás, a maioria das pessoas que conheço não gosta. Nem para elas nem para os outros. Principalmente nas mulheres. E a maioria dos homens também não gostam de mulher grisalha! Acho que isso explica a resistência da mulherada ( e de muitos homens) em deixar as madeixas naturais...rs.

É uma questão de estilo. E de gosto. E de saber conviver pacificamente com o espelho e com o tempo. Sempre admirei a beleza dos cabelos grisalhos, tanto nos homens quanto nas mulheres. Mas não é qualquer pessoa que tem coragem de assumir os tão temidos fios brancos. E fazer alguma coisa só para seguir moda, não rola. Moda? Há 12 anos eu assumi meus grisalhos. Então, hoje eu estaria na moda? Pois é..



Isso me lembra uma coisa. O mesmo aconteceu com o anel no dedo do pé. Há 20 e poucos anos eu estava em Maromba brincando com meu anel, até enfiar o dito cujo no dedo do pé. Achei lindo e foi lá que ele ficou. Na mesma hora adotei meu novo visual. Anel no dedo do pé. As pessoas ficavam espantadas. Algumas até gostavam, achavam bonito. Outras criticavam, me chamavam de maluca. Eu achava lindo! Ficava “namorando” meu pé...rs. Mantive esse visual por uns três ou quatro anos. E não é que uns dois anos depois que descurti o visual anel no dedo do pé a coisa virou moda lá fora e depois pegou no Brasil? Então...


Nunca gostei de seguir moda. Pra falar a verdade, não sigo moda. Uso o que gosto, o que acho que fica bom em mim, o que combina com meu jeito de ser e de pensar. Se as pessoas gostam ou deixam de gostar, eu não sei. Não me preocupo com isso.

Esmalte, por exemplo. Agora tem essa moda do azul, do verde, do pink, enfim. Nas minhas unhas, nem pensar. Prefiro e continuo fiel às minhas cores: vermelho fechado, vinho, e branquinho transparente. Apesar do anel no dedo do pé, meu estilo puxa muito para o clássico. Curto tons pastéis e neutros, adoro acessórios de madeira, palha, sementes e casca de côco, sem abrir mão da pérola, do prata e do dourado, dependendo da ocasião, é claro. Amo chapéu, luva, cachecol, echarpe, lenços. Enfim. Combino com meus cabelos grisalhos...rsrs.


Bem, a conversa está boa mas eu tenho que pintar meus cabelos....Ô vida...Vou perguntar de novo: algum hair stylist aí??? Quem sabe um “Superbonita Transforma” da vida resolva meu problema? Alice Braga, eu quero meus cabelos grisalhos de volta!!!! Vai que ela fique sabendo desse texto e resolve ajudar na recuperação das minhas madeixas? Pois é...rs.


http://www.istoe.com.br/reportagens/96819_JOVENS+GRISALHAS

Nenhum comentário: