sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ÁGUA POTÁVEL É DIREITO HUMANO ESSENCIAL

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial. A declaração foi feita após votação realizada no início desta semana, na sede da entidade. Foram 122 votos a favor e 41 abstenções, segundo informações da ONU em sua página na internet. Apesar de 29 países terem se ausentado da votação, não houve nenhum voto contra.



O texto da resolução manifesta profunda preocupação com o fato de 884 milhões de pessoas em todo o mundo não terem acesso a fontes confiáveis de água potável e de mais de 2,6 bilhões não disporem de saneamento básico.







Estudos também indicam que cerca de 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos morrem, e que 443 milhões de aulas são perdidas todos os anos por conta de doenças relacionadas à potabilidade da água e à precariedade dos serviços de saneamento básico.


De acordo com a resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU, composta por 192 países, Catarina de Albuquerque, especialista independente da ONU em direitos humanos, terá de incluir em seu relatório anual sobre o tema a situação do acesso à água potável e ao saneamento básico. As análises se concentrarão nos desafios a serem superados para que haja direito universal à água e aos serviços de saneamento e no progresso dos países rumo ao cumprimento das Metas do Milênio.

Nenhum comentário: