quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DE NOVO???

Eu já vi esse filme! Mais uma vez, viramos depósito de lixo dos “países desenvolvidos”....Agora foi a vez da Alemanha, que enviou uma carga de 22 t de lixo doméstico oriundo da República Tcheca. Segundo o Ibama, no lugar do material plástico que seria reutilizado por empresas de reciclagem, os fiscais encontraram embalagens de produtos de limpeza, fraldas descartáveis e diversos resíduos contaminados.




E AÍ?


1 - O Ibama multou a transportadora Hanjin Shipping em R$ 1,5 milhão e o lixo tem que ser devolvido para a Alemanha em dez dias, contados a partir do recebimento do ofício de notificação emitido no dia 13 de agosto. O não cumprimento do prazo estabelecido implicará em nova multa e o infrator será considerado reincidente.


2 - A empresa importadora Recoplast Recuperação e Comércio de Plástico, com sede em Esteio (RS), recebeu multa de R$ 400 mil "por importar resíduos sólidos domiciliares de origem estrangeira, produtos perigosos à saúde pública e ao meio ambiente, em desacordo com a legislação vigente".




A empresa chinesa Dashan, de Hong Kong, responsável pela exportação do lixo desde Hamburgo, anotou na documentação que o material seria proveniente da República Tcheca.


Há cerca de um ano, os fiscais do Ibama interceptaram quase 1,4 mil t de lixo enviados pela Inglaterra nos portos de Santos (SP) e Rio Grande (RS) e no porto seco de Caxias do Sul (RS). O governo brasileiro exigiu o retorno imediato dos detritos para o país de origem e o Ministério das Relações Exteriores apresentou denúncia contra o Reino Unido no secretariado da Convenção de Basileia.




ACORDO


A Convenção de Basiléia foi firmada na Suíça em 1988 e estabelece mecanismos de controle sobre a movimentação de resíduos perigosos entre países, com o objetivo de garantir a segurança ambiental e a saúde humana. O Brasil e outros 169 países, inclusive a Alemanha, são signatários da convenção. Acordo pra que, não é? Eles decidem que o Brasil é perfeito como depósito para suas toneladas e toneladas de lixo e pronto.




Nenhum comentário: