quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO...

Essa dica vem lá de Fortaleza! José Albano, um dos maiores nomes da fotografia no Ceará, lança o Manual Do Viajante Solitário no Centro Cultural Banco do Nordeste, dia 19 de agosto, às 19h. O livro relata as aventuras do fotógrafo e sua Honda 125cc pelas estradas do país. Não se trata de uma narrativa de viagens. É um manual prático, que instiga o motociclista a viajar. Além das dicas, o autor cita fatos que aconteceram durante os mais de 20 anos nas estradas sobre duas rodas. No último sábado, dia 14, José Albano autografou seu livro na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


O Manual Do Viajante Solitário é dividido em capítulos que proporcionam uma espécie de diálogo com o leitor. São questões, como "Por que uma 125cc?", "E as viagens?", "E o desconforto?", "E o medo?", "E a manutenção?", "E os perigos?", entre outras perguntas que levam o leitor às linhas seguintes para saber as respostas de José Albano, como uma boa conversa entre motociclistas.





"Tudo começou em 1983 com um desses telefonemas chatos de telemarketing, um cara tentando me vender um consórcio de automóvel. (...) eu resolvi encerrar o papo dizendo que, na verdade, eu já estava farto de carros e, se fosse comprar um veículo novo, seria uma moto. (...) O engraçado é que eu tinha falado aquilo pro vendedor só pra cortar o papo pois, na verdade, eu detestava motos!"

José Albano nasceu em Fortaleza (CE), em 1944. Fotógrafo desde 1967 e formado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar na Manchete Press Agency, agência de notícias da Editora Bloch (1969-1970). Com bolsa da Comissão Fulbright, fez o mestrado em Fotografia para os Meios de Comunicação na Syracuse University, em Nova York, e percorreu os Estados Unidos, o Canadá e 12 países da Europa como fotojornalista.

Informações de Luciano M. S

Nenhum comentário: