quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PASSOU, MAS NÃO ENTROU...

Durante 19 anos ele tentou ingressar numa universidade pública. Aos 38 anos, conseguiu finalmente ser aprovado no vestibular para o curso de graduação em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.






Dizem que alegria de pobre dura pouco. Pois é. No caso do morador de rua Geovan de Sousa Araújo, de 38 anos, foi exatamente isso que aconteceu. Na hora de efetuar a matrícula, a burocracia impediu a realização do sonho de 19 anos. Todos os documentos exigidos foram apresentados, com exceção do comprovante do ensino fundamental.





O candidato explicou que perdeu o “bendito” comprovante há cerca de um mês, e que a segunda via do documento já foi solicitada à Secretaria de Educação do Piauí, estado onde nasceu e estudou. Apesar de Geovan ter apresentado o comprovante de conclusão do ensino médio e de informar que o prazo estipulado pela Secretaria de Educação de seu estado para a entrega do documento solicitado é de apenas 20 dias, a UFRGS não permitiu a efetuação da matrícula.







De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, para fazer a matrícula são necessários os dois comprovantes. E ponto. Nada de exceção. Outros candidatos poderiam ser prejudicados, sabe como é.... Está na mídia.








Chorando, Geovan desabafou: “Eu só queria tentar conversar com o reitor para explicar meu caso. Minha família está no Piauí tentando agilizar a emissão da segunda via desse documento, mas não sei se será possível. Já fui avisado pela universidade que estou entre os que ficarão de fora do curso”. E será que ele vai desistir do sonho? Nem pensar! “Já estou há tantos anos tentando que não vai ser por isso que vou desistir”, afirma.







Pois é. Será que se fosse um “filhinho de papai”, a tal exceção não seria aberta? Esse reitor é tão importante e seu tempo é tão precioso assim? Não é possível dedicar apenas 10 minutos para receber e ouvir uma pessoa que tenta, há 19 anos, realizar um sonho? Que universidade é essa que impede a efetuação de uma matrícula apenas pela falta de um documento que chegará em 20 dias. Então, 20 dias superam 19 anos de esforço e dedicação?






A falta de sensibilidade, de humanidade, de solidariedade e de respeito ao ser humano predominam em determinadas pessoas e instituições. Diante de uma situação dessas, o que fazer? Bem, de acordo com a mídia, Geovan é um morador de rua. Tudo bem. Mas, será que ninguém pode fazer nada para reverter essa situação e permitir o ingresso dele nessa universidade? Gente, o documento já foi solicitado! Deve haver um comprovante disso ou uma maneira de verificar a veracidade do fato. Bastaria uma ligação para a Secretaria de Educação do Piauí! São apenas 20 dias! Tantas escolas, universidades e até mesmo empresas estipulam um prazo para a apresentação de alguma documentação não apresentada no momento da efetivação da matrícula do aluno ou da admissão do empregado! Por que então a UFRGS não pode efetuar a matrícula de Geovan e estipular um prazo para a entrega do mesmo?









Só vejo uma explicação: falta de respeito ao cidadão, falta de boa vontade, falta de , de...Ah, quer saber? Estou revoltada, estou em cólicas de tanta raiva desse reitor, dessa burocracia imbecil, do preconceito velado, da intolerância, da falta de humanidade do ser humano! Aff!!! Aff!!!! Aff!!!! Que mundo é esse em que estamos vivendo?








Geovan, esse blog é solidário à sua causa. Não desista do seu sonho. Você já provou que é capaz, que pode, que consegue. Talvez um dia esse reitor precise de você. Então, nesse dia, tenho certeza que você será gentil e abrirá sua porta e seu sorriso para esse homem. Porque você é Geovan Araújo. Um homem que não desiste e que sabe valorizar muitas coisas que determinadas pessoas nem sabem que existem. E no próximo vestibular, com certeza, você vai passar novamente. Guarde seus documentos em algum lugar bem seguro, porque você vai precisar de todos para poder se matricular. E separe um convite de formatura para esse reitor....



Nenhum comentário: