quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CIENTISTAS BRASILEIROS DERRUBAM MITOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DO CÉREBRO...

Um trabalho apresentado esta semana por cientistas brasileiros derruba, definitivamente, três grandes mitos relacionados ao cérebro humano e perpetuados há décadas pelos mais renomados especialistas do mundo inteiro. É o que mostra a matéria de Roberta Jansen, publicada no jornal O Globo.







Para começar, o cérebro não tem 100 bilhões de neurônios - um "número mágico" que ninguém consegue rastrear de onde saiu -, mas sim 86 bilhões. Em segundo lugar, não apenas 10% das células do cérebro são neurônios, mas 50% delas. Por último, e talvez mais importante, o homem é quem apresenta o maior número de neurônios dentre os primatas sim, mas seu cérebro está longe de ser excepcional em relação ao de seus parentes mais próximos, os macacos.






O estudo, a ser publicado na "Journal of Comparative Neurology", é assinado por Frederico Azevedo, Roberto Lent e Suzana Herculano-Houzel, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, dentre outros pesquisadores do Banco de Cérebros da USP. O trabalho mostra pela primeira vez o número oficial de neurônios no cérebro humano, calculado em 86 bilhões. Para alcançar tal feito, os cientistas desenvolveram uma tecnologia que permitisse contar ou, pelo menos, estimar a quantidade com grande precisão.




- Como a distribuição dessas células no cérebro é muito heterogênea, era difícil chegar a um cálculo por amostragem. Precisávamos superar isso - contou Roberto Lent, diretor do Instituto.
Pois é. Se o Brasil valorizasse e investisse em seus cientistas...

2 comentários:

bia disse...

Nice

genial a idéia da pesquisadora brasileira de fazer uma 'sopa' de cérebro para poder contar a totalidade dos neurônios, já que a amostragem por setores distorciam os resultados.

Soluções simples que só os verdadeiros gênios conseguem.

Os imitadores complicam e se enrolam!





Quando li essa reportagem, dois pensamentos rápido acorreram:

1. Brasileiro é 'bicho' inteligente! É só dar 'corda' financeira que fazem milagres!

Mas que pena que poucas universidades hoje em dia se lembram que deveriam estar à frente em pesquisas e busca de novidades...

Só querem seguir receitas acadêmicas rançosas e pouco permitem às ousadias que abrem novos caminhos.


2. Como é que somem assim com 14 milhões de neurônios??

Ontem dormi com 100 milhões e hoje descubro que só são 86 milhões!!!

Já sabia que metiam a mão no meu bolso, mas no meu cérebro, façam-me o favor!!! (rs rs)


Bia

NICE PINHEIRO disse...

Olá Bia, tudo bem? Pois é. É lamentável que o Brasil não invista em seus profissionais, por isso, a grande maioria deixa o país. Sem recursos e investimentos, fica difícil...Mesmo assim, os brasileiros que não desistem nunca estão sempre descobrindo coisas novas, inventando, recriando, dando um show de inteligência e criatividade! Os brasileiros são tudo de bom! Qaunto aos 14 bilhões de neurônios que sumiram....rsrs...Bem, acredito que não irão fazer falta, pois não usamos nem terça parte deles! Enfim...rsrsrs....Obrigada pela participação.
bjs
Nice Pinheiro