terça-feira, 20 de novembro de 2007

PRA QUEM AINDA TEM PRECONCEITO...

por Nice Pinheiro
Pois é. Tem gente que diz que não existe preconceito no Brasil. Existe sim! A situação é mais complicada porque trata-se de discriminação racial e social, afinal, negro é pobre e mora em favela. Agnaldo Silva está mostrando isso muito bem em sua novela. O assunto também é abordado na novela das seis.







Existem pessoas muito hipócritas que acham que porque tem amigos negros não são preconceituosas. Como se ter amigo negro fosse um ato de bondade, de misericórdia! Olha gente, tenho muitos amigos negros, por isso não sou uma pessoa racista! É sim! Tem amigos negros mas por trás refere-se aos negros como crioulo, tição e outros termos pejorativos. É aquela velha história: Branco correndo é atleta, negro correndo é ladrão!




Tem mãe que quer tirar o filho da escola porque a professora é negra! PODE? Não pode, mas acontece! E o que vocês acham que esta criança sente por negros? O preconceito começa em casa, ninguém nasce preconceituoso!

Gente, vamos combinar: SÉCULO 21! ALÔÔÔU! Se liga! Quer um mundo melhor? Comece por se livrar dos preconceitos. Quer um mundo melhor? Perceba que o fato de ser branco não te faz superior a ninguém! Quer um mundo melhor? Olhe para dentro de você e admita sua hipocrisia! Seja um ser humano de verdade! Não adianta ir à igreja, fazer novenas ou ler a Bíblia! Aplique o que Nela está escrito.


Aproveita, aplica também o que está escrito na Constituição Federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

E lembrem-se do XLII! A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
PS: Jô, seu depoimento sobre o post “CHEGA!!!!” está com problemas. Se puder, envie novamente, ok?

2 comentários:

Anônimo disse...

apobeJô Poetisa

Oi miga fofa!

Aqui discrevo o que penso e sinto em relação ao dia que foi instituido.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O título tem duplo sentido...

O agravante dele é a cor da pele. Algo que lutaram por séculos... luta absurda e sem fundamento. Porque o mais importante não é a cor da pele, mais sim, os pensamentos, precisam ser claros, determinados, objetivos, no entanto, as pessoas usam o "espírito urubus", apenas mal dizem, evitam e fogem de tudo.
Fico triste, porque conheço pessoas que não aceitam a sua cor.
Tamanha pequenez do ser. Não posso acreditar que sou inferior, porque realmente não sou, não estou aqui para agradar todos, mais sim, aqueles que me respeitam e admiram, oras, são poucos, e daí? Antes o pouco e verdadeiros, pois o excesso nada acresta e em nada ajuda.
Independente da cor da pele, temos os mesmos órgãos vitais, sentimentos, vontades, frustrações, medos, inseguranças, são tantos os pensamentos e os sentimentos...
Não adianta, tantas pessoas de pele branca, tantas decepções, vergonhas e escândalos, e o mais insuportável é a cara de pau, aparecem com a cara mais deslavada do mundo, até parece natural a falta de caráter e dignidade, não estão ai com nada...
Acham-se as pessoas mais naturais e normais do mundo. Que nojo! Eca!
Posso garantir, assuma a sua cor e a sua vida, porque não está aqui de favor.
Possui capacidade de viver igualmente aos demais, e sem ter que provar o que quer que seja para alguém.
Use a sua inteligência, sua determinação, acredite em você, porque eu acredito!
Jamais faça o que determinam, ainda mais, se sabe que não está certo.
A grande maioria gosta de criar opiniões, faça valer a sua, sempre.
Está cheio de pessoas mentirosas, oportunistas e aproveitadoras, desvie delas.
Apenas você é capaz de saber o que é bom e justo. Afaste-se de tudo que é muito fácil.
Não acredite em tudo que dizem, mostram e prometem.
Somos seres humanos, independente da cor, não somos anjos e muito menos santos para acreditar em promessas, porque de "boas intenções e maldades" o inferno está cheio.
Nossa! Se analisar a quantidade de assuntos polemicos e de preconceito que existem, não faríamos outra coisa, apenas cuidaríamos da vida alheia.
Que coisa pobre, pequena e nojenta. Enquanto cuidamos da vida do vizinho a nossa fica estagnada, perdemos o sentido e o gosto por nós mesmos. Sempre fazendo o que o outro faz, que "pobreza", tantas coisas úteis para aprendermos e ensinarmos, preferimos fazer como a grande maioria.
Se parar para pensar, somos pequenos em gestos, atitudes e ações. Por isso, não faço nada por que o outro quer assim, faço porque gosto e assim é a minha maneira de ser.
Apesar de que, muitos dizem que quero me aparecer, ser a "boa", se sou boa, não sei, apenas sei que faço o que é bom. É da maneira que gosto que façam comigo também.
Sou franca em dizer, amo uma pele negra, sou branquinha, pareço algodão, é um contraste lindo!
Não importa a sua cor e sua descendência, o mais importante é que você existe, faça o seu viver realmente como deve ser, seja feliz, faça alguém feliz de verdade, principalmente você, o mais, é consequência...
Faça a sua história de vida valer a pena, não sinta pena, não se apegue ao passado, porque naquela época, o que tinha que acontecer, é fato consumado, viva o que você tem que viver, seja até em outro estado, mais não fique nesse estado e nem prostrado, deixe de se fazer de coitado e nem seja safado, levante a cabeça, siga, e busque quem te quer sempre por perto e de braços abertos...
Seja sempre determinante, jamais dominante, pois quem domina, acaba sendo dominado e derrubado. Não perca o sono, porque tudo tem o momento certo para acontecer.
Seja sempre você, em qualquer situação da vida. Jamais fique na mão de quem quer que seja, porque assim, jamais será você...
A sua pele ser negra, não diz nada, o que realmente importa é que sua consciência e suas atitudes, apenas elas, não podem e não devem ser negras, jamais! É isso o que mais importa!

Doce beijo, com todas as cores!

Jô Poetisa, sempre aprendiz...

Edna Silva disse...

É... Um absurdo nos dias de hoje ter tais preconceitos. Infelizmente, existem pessoas que não aceitam sua cor... E prá mim, o pior preconceito é o que parte da própria pessoa... Em fevereiro deste ano presenciei uma situação onde uma moça dizia que tudo o que estava acontecendo com ela, era devido ela ser negra...E que ela tinha vergonha de sua cor. Enquanto tivermos pessoas que são negras e que tenham tal pensamento, com certeza o preconceito não deixará de existir... Acredito que o que faz a pessoa não é sua cor e sim seu caráter, sua personalidade, suas atitudes e a sua consciência.
Um grande beijo