segunda-feira, 26 de novembro de 2007

DAVE BRUBECK É TUDO DE BOM...

David "Dave" Warren Brubeck (Concord, 6 de dezembro de 1920) é um pianista de jazz norte-americano. Vindo de uma família musical, Dave Brubeck começou a aprender piano aos 4 anos de idade, com sua mãe, e violoncelo aos 9.
Brubeck não era muito interessado em aprender por métodos, simplesmente queria compor suas próprias melodias e por isso nunca aprendeu a ler partituras. Quando um dos seus professores descobriu que ele não sabia ler, Brubeck foi quase expulso da escola.



Após acabar a escola, em 1942, ingressou no exército e serviu na tropa George Pattons durante a Ofensiva de Ardennes, onde tocava numa banda montada por ele. Estudou com o compositor francês Darius Milhaud e criou seu quarteto em 1951. Após o estudo com Milhaud, iniciou um octeto com a participação de Cal Tjader e Paul Desmond. Após uma primeira decepção, fundou um trio com dois dos antigos membros (sem Desmond).Finalmente fundou o Dave Brubeck Quartett, com Joe Dodgee, Bob Bates, Paul Desmond.





A gravação de Take Five, uma composição de Desmond, em 1959, transformou o quarteto num campeão de vendagens da época. O álbum continha somente composições inéditas, sendo que quase todas tinham uma métrica impar, entre elas estavam os clássicos Take Five e Blue Rondo à la Turk. A propósito, entre Brubeck e Desmond viria a se desenvolver, com o passar dos anos, um entrosamento quase telepático.
No meio dos anos 50 Bates e Dodge foram substituídos por Eugene Wright e Joe Morello.
O quarteto desfez-se em 1967 e Brubeck continuou a tocar com Desmond e fez gravações com Gerry Mulligan.






Brubeck tinha admiração por Duke Ellington e pela música erudita. Seu quarteto atual inclui o saxofonista e flautista Bobby Militello, o baixista Michael Moore (que substituiu Alec Dankworth), e o seu baterista de longa data Randy Jones.
Já conhece Dave Brubeck e Take Five? Muito bom...
Não conhece ainda? É só clicar e ouvir!
The Dave Brubeck Quartet - Take Five (1961)

Nenhum comentário: