terça-feira, 8 de abril de 2008

MEC QUER DOIS TURNOS EM 47 CIDADES...

Alunos da rede pública das capitais e de outras 20 cidades brasileiras com Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação) abaixo de 2 - a média nacional é 3,8 – terão atividades em período integral. No total, 1,4 milhões de estudantes da rede pública serão beneficiados pelo projeto do Ministério da Educação (MEC), articulado com atividades de cinco ministérios: Ciência e Tecnologia (para as classes de informática), Esportes, Cultura, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Especial da Juventude.
Destinado ao ensino fundamental, o projeto, batizado de "Mais Educação", prevê atividades extracurriculares diárias no período em que os alunos não têm aulas. Os estudantes participarão de atividades de informática, arte, música, teatro, esportes e artesanato.
Dados divulgados pelo IBGE mostraram que a região Sudeste é a única do país em que a maioria das crianças permanece na escola além do tempo mínimo exigido por lei, quatro horas diárias. No Estado de São Paulo, a ampliação da carga horária em unidades públicas não trouxe melhoria nas notas dos alunos, mostrou reportagem da Folha de S.Paulo.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, serão investidos R$ 60 milhões para ampliar a carga horária oferecida em duas mil escolas. Nas cidades escolhidas para o início do projeto, o Censo Escolar também identificou problemas como violência contra a criança e trabalho infantil.
As cidades atendidas são: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Caucaia e Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Ananindeua e Belém (PA), João Pessoa (PB), Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba e São José dos Pinhais (PR), Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Niterói, Nova Iguaçu, São João do Meriti, Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Viamão (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Palmas (TO), região metropolitana de Brasília (DF).
Fonte: MEC e da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: