sábado, 19 de abril de 2008

CIDADES EDUCADORAS EM SÃO PAULO!

O X Congresso Internacional de Cidades Educadoras acontecerá na próxima semana, de 24 a 26 de abril, em São Paulo. É a primeira vez que o evento se realiza no Brasil e várias cidades do mundo mostrarão suas experiências.
O "Cidades Educadoras" surgiu em 1990 com a iniciativa de um grupo de cidades representadas por seus governos locais, que se propôs a trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Em sua décima jornada, o evento mostra um saldo significativo de iniciativas de educação urbana, muitas delas a serem expostas nos vários workshops programados para São Paulo. Haverá exposições e experiências do Brasil, Espanha, França, Finlândia, Portugal, Chile, Coréiado Sul, Argentina, México, Colômbia, Alemanha e Itália.
As ações reúnem desde a realização de programas educacionais vinculadas à educação formal das escolas, até intervenções mais complexas, que propõem soluções integradas de cidadania, a partir da apropriação, pela população de espaços para agricultura nas cidades, transformação de vias públicas em ambientes educacionais e a recuperação de aspectos tradicionais e característicos de um determinado centro urbano.
As trocas de conhecimento e de experiências devem reunir representantes das 340 cidades educadoras e de cidades não membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), organizações da sociedade civil comprometidas com a educação para a diversidade, a cooperação solidáriainternacional, a liberdade de expressão e o diálogo intercultural emcondições de igualdade.
O tema do X Congresso em São Paulo "inspira-se nos princípios de promoção da cidadania global e da consolidação da democracia a partir do respeito à pluralidade das diversas manifestações socioculturais, conceitos expressos na Carta das Cidades Educadoras, documento em espanhol que pode ser lido na página-web da instituição no Brasil.
No Brasil, a rede de cidades educadoras reúne Belo Horizonte, Caxias do Sul, Cuiabá, Pilar (Paraíba) e Porto Alegre. Cada uma delas com sua própria personalidade, independentemente de seu tamanho ou população. Para o movimento, a cidade educadora é, principalmente, uma cidade que se integra à região onde se localiza, e que se propõem a oferecer oportunidadespermanentes de formação da consciência de cidadania entre seus habitantes.
De acordo com o documento de fundação da instituição internacional, a cidade será educadora quando reconhecer, exercitar e desenvolver algo a mais do que apenas suas funções tradicionais de concentrar atividades econômicas, sociais, políticas e de prestação de serviços. Ações que contribuam para a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes, em termos de práticas sociais inovadoras, notadamente aquelas que despertem asolidariedade e favoreçam a qualidade de vida de todos.
As iniciativas educadoras podem englobar instituições formais e não formais, desde que o objetivo pedagógico esteja preestabelecido, ainda que a atividade envolva critérios comerciais. Assim, empresas públicas e privadas podem participar, desde que compreendam a extensão e a importância de suas ações para o ambiente urbano e estejam dispostos a discutir e compartilhar suas experiências, inclusive em nível internacional.
O evento ocorre no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo e informações sobre programação e inscrições podem ser encontradas no site do X Congresso.


Clique aqui

Fonte: 3º setor

Nenhum comentário: