quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

VALE A PENA CONFERIR!

DICIONÁRIO DE DIREITOS HUMANOS

É claro que já fui lá conferir, por isso estou indicando. Fantástico!

Este Dicionário de Direitos Humanos apresenta definições e informações sobre os termos que possibilitam a articulação de idéias utilizadas na concretização dos direitos humanos.

Embora os direitos sejam inerentes ao ser humano, o processo que os concretiza, na história, é contínuo e, constantemente, aperfeiçoado.

E cria-se, assim, cada vez mais, um repertório de linguagem para a aplicação dos direitos humanos, nas diversas esferas da sociedade.

Nesse processo contínuo de construção social dos diversos e possíveis significados que possam estar contidos no termo "direitos humanos", a relevância do próprio objeto do estudo é reforçada seja pela abordagem que se faz dele por meio da indicação de seu conceito em obra como esta, seja pela necessidade de se estar sempre e sempre a escrever sobre direitos humanos.

A vigilância para que sua eficácia não seja combalida, ou mesmo questionada, decorre desse processo de escritura e registro de seus incontáveis significados, vale dizer, ao Ministério Público, além de sua constitucional atuação extra e judicial em prol dos direitos humanos, cabe também o exercício, junto à sociedade, de promoção desses direitos denominados fundamentais: daí este dicionário.

Há, nesta compilação, termos específicos, relacionados aos direitos humanos, criados nas áreas do direito, da comunicação, das ciências sociais, da filosofia, da economia, da biologia, escritos por especialistas.

Este dicionário, assim como o repertório de direitos humanos, é construído aos poucos, mediante a colaboração constante de membros do Ministério Público e da sociedade especializados e acostumados com o uso da terminologia adequada à efetiva implementação e reconhecimento dos direitos do homem.

http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php

para acessar clique no http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=34

Nenhum comentário: