quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

UMA EXPERIÊNCIA MAGNÍFICA...

por Nice Pinheiro
Resolvi mexer nos meus papéis – tenho mania de guardar tudo – e me deparei com várias entrevistas que fiz para um jornal local, durante quase quatro anos. O nome da coluna era "Estilo".
Entrevistei muitos resendenses natos e muitos resendenses de coração, como eu. Uma experiência magnífica. Conheci pessoas brilhantes, inteligentes, amáveis, muito gentis, simpáticas e divertidas. Conheci um pouquinho de cada uma delas.
Um dia, um médico que entrevistei disse que após ter lido a matéria no jornal teve a sensação que eu havia visto a alma dele.
- Nice, estou impressionado. Você escreveu coisas que eu não te disse e não nos conhecíamos antes da entrevista. Parece que você viu através de mim, você foi na minha essência. Tem coisas que só eu sei e você colocou no papel. Como você percebeu? Que sensibilidade é esta que você tem? Você deveria ser psicóloga, sabia?
Lembrei dos meus testes vocacionais. Todos apontavam para jornalismo, direito e psicologia...
Voltando ao assunto. Percebi que amo fazer duas coisas na vida: escrever e conhecer pessoas. A cada entrevista, fosse quem fosse o entrevistado, meu foco era sempre o ser-humano, independente de quem, da profissão, da importância social, política, enfim.


UM POUCO DOS ENTREVISTADOS NÃO RESENDENSES


Xandi, que na época já estava casado com a Carla Perez e enlouquecia as mulheres, é um homem enorme que quase me engoliu em seus braços ao me abraçar – e que abraço! Uma simpatia e uma simplicidade contagiantes, um sorriso lindo, uma voz doce e nada de sexy! É verdade gente!
Eduardo Suplicy é o gentleman em pessoa. Que classe, que elegância, que inteligência! Tudo isso aliado a uma pele absolutamente lisa e linda, um tom de voz muito suave e firme, olhar profundo, e uma simpatia encantadora. Um espetáculo! Não entendi a Marta...enfim, cada um com seu cada um, né? rsrsrs
Arthur da Távola: homem de uma inteligência brilhante e de uma sensibilidade incrível! E que cultura musical! Amável, dócil.

Athirson, que na época era do Flamengo, é muito tímido e não gosta de falar de si mesmo. Como quase todo capricorniano, é muito reservado e discreto. Gente, será que eu sou capricorniana mesmo? Rsrsrs....Pronto, entrei em crise existencial...Sou ou não uma capricorniana? Erraram na data do meu nascimento? Quem sou eu? rsrs...
Aterriza Nice Pinheiro! Bem, voltando...
Anna Carolina Matoso, a promotora mais linha dura que Resende conheceu. Parecia mais uma menina. Apesar de ser muito rígida e austera na sua profissão, como pessoa é muito meiga e tem um sorriso juvenil que lhe conferem uma beleza peculiar.
Fausto Oliveira, um dos campeões de livros de auto-ajuda – o best-seller Meu Anjo já tinha vendido mais de um milhão e meio de exemplares no mundo e já tinha sido traduzido para o inglês e espanhol - é um homem determinado e simples. Gosta de cinema, toca violão e teclado.
Jorge Aragão tem um sorrisão que é uma coisa! Curte música clássica, adora passear de quadriciclo e é vidrado em internet!
Bruno Gagliasso, lindo de verdade, tem uns olhos azuis que chegam a doer, um sorriso branco tipo comercial de pasta de dentes e uma timidez encantadora! Gosta de MPB, de ler e fala espanhol.
Eduardo Dusek é a simpatia em pessoa, mas também é muito sério. Este eu já conhecia há anos. Não vale, né?
Sandra Pires, a do Vôlei, é um amor de criatura, descontraída e bem informal dentro de uma simplicidade que fascina. Fala inglês, espanhol e italiano e é musicalmente eclética.
Alberto Pontes Garcia, que foi Juiz da 2ª Vara de Família de Resende, é muito rigoroso, mas também é muito gentil, atencioso, educado e simpático. É cinéfilo, toca violão e teclado, pratica futebol, futvôlei, tênis e natação. Nos conhecemos enquanto eu fazia um levantamento para o Viva Rio e que me ajudou muito quando fui presidente do Conselho Municipal Antidrogas.
Bruno Augusto Zanuto, da seleção sub-21 de Vôlei Masculino, é um rapaz bonito, inteligente e tímido.
Cláudio Nucci é um encanto, como pessoa e como músico. E o senso de humor dele é tudo! Demos muitas risadas gostosas...
Paulo César dos Santos, o Paulinho, do Roupa Nova, também já era velho conhecido, do Rio de Janeiro. Nos conhecemos no início de sua carreira e seu irmão era muito meu amigo. Grande Carlinhos! Por onde você anda?
Philippe Baden Powell, menino que herdou o talento do pai, só que como tecladista, pianista e baterista. Pensaram que o rapaz era violonista, né? Telmo Valente, hoje EPTV São Carlos, tudo de bom! Deste nem vou falar, sou suspeitíssima! rsrsrs...Ops...ele é resendense...rsrsrs
Zé Alexandre, grande músico! Parceiro de Oswaldo Montenegro, e grande compositor também. O que é aquilo que ele faz no violão? Escuto o CD dele direto. E que simpatia, que inteligência, que simplicidade!
Vandrey Pereira, hoje Globo Rio, um homem incrível! Jornalista admirável, encantador, meigo, doce, tudo de maravilhoso! Romântico, caseiro e adora cozinhar....
Chico Alencar, político por vocação, canta no coral do compadre Miltom Nascimento – o Falta de Coro – gosta de cinema, de futebol e é flamenguista.
Tunai, irmão do João Bosco – um dia entrevisto o João– e grande músico e compositor. Amigo íntimo de Elis, fez grandes revelações sobre a Pimentinha. Engraçado, simpático e muito atencioso.
Heloneida Studart, jornalista, escritora, política, teatróloga, mãe de seis filhos. Mulher de fibra, muita garra e determinação. Firme, porém gentil. Sua peça, “Homem Não Entra”, foi sucesso absoluto durante cinco anos, na década de 70.
Fernando Pamplona, ímpar e inesquecível! Um poço sem fundo em cultura, inteligência e vida! Um homem lindo, uma voz linda e uma pele idem. Casado há 54 anos com Zeni Lacerda, ex-bailarina solista do Teatro Municipal e irmã da atriz Vanda Lacerda. Que homem! Rsrsrs....Deu pra reparar que sou fã do Pamplona né? Joãozinho Trinta foi pupilo dele. Ele é “o cara”! Quando me vi frente a frente com ele, no aniversário da Anna Zelma, nem acreditei. Quase tive um piripaque! Quando eu percebi, já tinha falado!
“Nossa. O que você está fazendo aqui? Eu não acredito! Eu sempre quis te entrevistar! Sou vidrada em você e cansei de pedir a sua filha que me avisasse quando estivesse aqui. E você me aparece assim, sem mais, nem menos? Do nada? De repente? Eu aqui e você aí, na minha frente?”
Ele sorriu e falou com aquele vozeirão lindo! – Pega papel e caneta e vamos fazer a entrevista. Uauauauauauau!!!!!!
Um dia, com a permissão dele, vou reproduzir a entrevista que fizemos. E tantas outras que não achei entre meus papéis...Devem estar em outras caixas ou pastas. Um dia eu acho.

Escrever, escrever e escrever....
Conhecer pessoas.
É o que amo fazer!
Deu até vontade de voltar com minhas entrevistas...
Vou pensar no assunto.

Nenhum comentário: