domingo, 1 de julho de 2007

A PRIMEIRA MULHER NO MUNDO MASCULINO DO ROCK

JANIS JOPLIN

Sua voz era simplesmente incrível! Até hoje me emociono ao ouvi-la, principalmente interpretando Summertime. Um espetáculo!

Janis Joplin foi considerada a principal cantora branca de blues dos anos 60 e certamente uma das maiores estrelas daquela época. Com sua voz comparada às das maiores cantoras negras de blues, foi a primeira mulher a brilhar no mundo masculino do rock.
Mesmo antes de sua morte, a forte imagem de mãe do blues só serviu para camuflar sua vulnerabilidade. Joplin nasceu numa sólida família de classe média, em 19 de janeiro de 1943, numa cidade conservadora e racista do Texas, Port Arthur. Já na infância costumava fugir de casa. Sempre foi uma jovem muito solitária, que logo tomou gosto pelo blues e o folk music, retratando isso em pinturas e poesias. Aos 17 anos saiu de casa e começou a cantar em bares de Houston e Austin, no Texas, para juntar dinheiro e ir para a Califórnia. Explodiu de vez diante de 50 mil pessoas, no festival Monterey Pop, em 1967, o primeiro grande festival ao ar livre da história do rock.

A publicidade, que trouxe à tona sua vida sexual e seus problemas com álcool e drogas, tornou-a, de certa forma, uma lenda. Janis Joplin consta da lista dos chamados "mortos honoráveis do rock e imortais dos anos 60", ao lado de Jimi Hendrix e Jim Morrison, que fizeram sucesso com a mistura de blues e rock e que morreram muito jovens e de overdose. Ela foi a assim chamada "cantora branca de voz negra", que marcou para sempre a história do blues.


A causa de sua morte foi dada como overdose acidental de heroína. O LP póstumo Pearl (1971) homenageou-a com a canção "Me and Bobby McGee" de seu amado Kris Kristofferson, e foi lançado com a faixa "Buried Alive in the Blues" sem o vocal de Joplin, que morreu antes de fazê-lo. Vale a pena ouvir essa voz maravilhosa.
Cique aqui Janis Joplin - Summertime (Live Gröna Lund 1969)

3 comentários:

Tatiana disse...

Tem uma voz perfeita !

NICE PINHEIRO disse...

Pois é Tatiana. É por isso que, vira e mexe, ouço Janis Joplin...

Obrigada pela participação. Apareça sempre. Um espetáculo de 2010 para vc.

abs

Nice Pinheiro

Tatiana disse...

É como eu , uma das coisas que tenho mais pena é de nunca poder ver a janis ao vivo, com a minha pouca idade e de ela ter partido cedo ainda pior, mas fica sempre as musicas que podemos ouvir. Obrigado e feliz 2010 para si tambem .