sábado, 2 de agosto de 2008

XÔ CHULÉ.....

Uma das coisas mais desagradáveis é o tal do chulé.



Imagina a situação: está rolando o maior clima de romance e quando você tira o sapato o ambiente fica com aquele cheiro de queijo estragado. Não é constrangedor? E quando você vai ao consultório e o médico diz: naquela sala tem um avental. Tire a roupa e os sapatos e coloque o avental amarrado para trás. Danou-se! Você quer sumir no mundo!



A tal bromidrose, mais conhecida como chulé, é o mau cheiro causado pela interação de bactérias com o suor da planta do pé. É a ação das bactérias naturais da região com o suor que determina o odor característico. A bromidrose está mais presente em pacientes que apresentam uma sudorese excessiva nos pés. E isso pode vir acompanhado de um aspecto esbranquiçado da pele ou de uma descamação dos pés. Que coisa horrível!!!



E o que fazer para minimizar ou acabar de vez com este problema? Diminuir o suor dos pés ou abaixar o número de bactérias presentes na região. Como? Com o uso de desodorantes e antitranspirantes. Eles diminuem a flora bacteriana e a transpiração da região, resultando numa diminuição do odor fétido característico da bromidrose. Como recurso máximo, a toxina butolínica, mais usada para conter o suor excessivo na região das axilas e nas mãos, pode ainda ser aplicada na planta dos pés. Mas fique sabendo que como não existe um tratamento definitivo para o chulé, o cuidado deve ser diário. Tipo assim: lavar muito bem os pés, usando um sabonete anti-séptico e uma escova macia para limpar bem, inclusive entre os dedos e as unhas. Ah, e não esqueça de secar bem entre os dedos, tá? E nada de usar o mesmo calçado todos os dias. Todo calçado deve ser limpo, pelo menos, a cada 15 dias, e todos têm que ser lavados por dentro também, não só por fora. Calçados sintéticos e de plásticos devem ser evitados, assim como as meias sintéticas. E você pode até achar que não, mas uma alimentação ácida e estresse também facilitam o “chulé”, portanto, evite ficar estressado e comer coisas ácidas, tá?

Fala sério, o tal do chulé é insuportável! Aff. Com hábitos de higiene corretos, alimentação adequada e alguns cuidados básicos, como os citados aí em cima, o problema pode ser evitado.

Ao persistirem os sintomas procure um dermatologista ou um podólogo, ok?
Xô chulé!

Nenhum comentário: