Todo o Mundo está aguardando o fenômeno!
O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite.
Parecerá tão grande quanto a Lua cheia.
Este fenômeno acontecerá no dia 27 de Agosto quando o planeta Marte ficar a 34.65 milhões de milhas da Terra.
Olhe o céu no dia 27 de Agosto, às 00h30 (meia noite e meia).
Parecerá que a Terra tem 2 luas!
Parecerá que a Terra tem 2 luas!
A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será em 2287.
Partilhe com os seus amigos pois NINGUÉM VIVO HOJE voltará a vê-lo.
Aguardemos pois....
2 comentários:
odos os anos por esta altura circulam e-mails que afirmam que na noite de 27 de Agosto, Marte estará tão grande no nosso céu como a Lua.
Há variações em pequenos detalhes como a distância de Marte à Terra, e quando isto aconterá novamente, mas basicamente as ideias principais são que iremos ter duas luas no céu e este é um fenómeno tão raro que não mais o veremos enquanto formos vivos.
Deixem-me já pôr o “preto no branco”: estes e-mails são totalmente falsos!!! Não acreditem neles! Não os re-enviem!
Alguém em perfeita consciência poderá pensar que no dia 26 Marte estaria pequeno, tal como no dia 28, e subitamente no dia 27 é que se aproximaria rapidamente da Terra tornando-se o tal “monstro” no céu?
Não há revoluções no Universo - tudo acontece de forma gradual.
Por outro lado, se Marte viesse para tão perto da Terra de modo a ficar tão grande no nosso céu (quanto mais perto, maior o tamanho aparente dos objectos), as forças gravitacionais envolvidas levariam a que a vida humana na Terra se tornasse no mínimo bastante difícil.
Basicamente, isto quer dizer que se Marte estivesse assim tão grande no nosso céu, nós não teríamos muito tempo para o ver….
A realidade é que estes e-mails começaram a circular em 2003.
A 27 de Agosto de 2003, Marte esteve somente a cerca de 56 milhões de kilómetros da Terra. Foi o mais perto que esteve em cerca de 60 mil anos! Antes, só os Neandertais o tinham visto tão perto!
Mas mesmo tão perto, visto da Terra, Marte não passou de uma “estrela” um pouco mais bem parecida que as outras. A não ser que se soubesse para o que se estava a olhar, Marte passava completamente despercebido no céu estrelado.
Ou seja, mesmo em 2003, Marte apesar de estar relativamente muito próximo de nós, no céu continuou a ser um mero ponto.
Devido às órbitas de Marte e da Terra à volta do Sol, a cada 2 anos e 2 meses (em média é a cada 780 dias), Marte encontra-se novamente mais próximo da Terra - não tão próximo como em 2003, mas no “mesmo lado da órbita” e consequentemente relativamente próximo da Terra.
Assim, a cada 2 anos lá vem novamente a histeria do costume, repetindo-se um e-mail falso de 2003.
Mas ainda não contentes com isso, os brincalhões mandam este e-mail todos os anos! O ano passado aconteceu a mesma coisa e Marte estava muito longe da Terra.
Para resumir, a cada 2 anos Marte encontra-se mais próximo da Terra que nos outros anos.
O mais perto mesmo aconteceu em 2003, mas em 2005 também esteve próximo mas não tão próximo como em 2003, em 2007 a mesma coisa que em 2005, etc. Sempre foi assim durante 4 mil milhões de anos, e assim continuará mais alguns milhares de milhões de anos.
Devido a não ser 2 anos certos, mas 2 anos e 2 meses, neste ano de 2007 Marte estará mais próximo da Terra a 18 de Dezembro!!! (não é Agosto!)
Mas mesmo estas aproximações são tão pequenas vistas da Terra, que Marte nunca deixará de ser somente mais um ponto de luz no céu estrelado. Nunca estará do tamanho da Lua!
Olá Anônimo, tudo bem? Obrigada pelo esclarecimento.
abs
Nice Pinheiro
Postar um comentário