domingo, 17 de agosto de 2008

ODONTOGERIATRIA: VAMOS ACORDAR???

Ninguém nega a importância do sorriso, mas mesmo sendo recomendado para todas as idades, esse gesto poderoso esbarra na negligência quando se chega à velhice. A Odontogeriatria é uma questão importante para a qual ainda não acordamos e este fórum terá uma posição de multidisciplinaridade.


O Fórum de Odontogeriatria será realizado na sexta, 22 de agosto, no Salão Moniz de Aragão. A abertura está programada para as 8h30 e, logo em seguida, quatro mesas-redondas, compostas por profissionais de diversas áreas debaterão formas de dedicar mais esforços à saúde e ao sorriso do idoso. A idéia é tratar a saúde bucal do idoso não apenas do ponto de vista da Odontologia, mas fazer uma interface com a Cardiologia, a Neurologia e com as políticas públicas.


Fórum de Saúde e Ciência da UFRJ
Saúde bucal na terceira idade.

Mesa 1 - Aspectos Integrados da Gerontologia, Geriatria e Odontogeriatria

Participantes: Roberto Lourenço (geriatra/UnATI/UERJ), Carlos Paixão (geriatra/HU-UFRJ), José Augusto Silveira (odontolologia/UFRJ).


Mesa 2 - Políticas Públicas para a 3ª Idade

Participantes : Célia Caldas (vice-diretora da UnATI/UERJ), Fernando Gabeira (Deputado Federal), Sara Nigri Goldman (Escola de Serviço Social/UFRJ).



Mesa 3 - Aspectos Geriátricos: Comportamento do idoso, medicamentos, avaliação dos riscos.


Participantes: Daniel Arkade Kopiler (Chefe de reabilitação cardíaca do Instituto Nac. de Cardiologia ), José Elias Pinheiro (Inst.Neurologia Deolindo Couto/UFRJ), Maria Cristina Amendoeira (psiquiatra IPUB/UFRJ).


Mesa 4 - Aspectos Odontogeriátricos


Participantes: André Monteiro (Prof. adjunto do departamento de clinica UFRJ/Coordenador da Disciplina Eletiva de Disfunção Mastigatória e do Curso de Especialização em Dor Orofacial), Abel Cardoso ( Prof. titular / diagnostico oral/UFRJ), Dimitri Kasakevitch Caetano,(Especialista em Odontogeriatria pela Odontoclinica Central do Exercito)


Coordenação : Prof. José Augusto Silveira
(Faculdade de odontologia /UFRJ)

Entrada Franca

Local: Palácio Universitário da Praia Vermelha
Av. Pasteur , nº: 250 ; 2º andar /
Urca – RJ.

Nenhum comentário: