segunda-feira, 16 de junho de 2008

SENADO FRANCÊS CONCEDE PRÊMIO À JORNALISTA BRASILEIRO..

O jornalista Francisco Cláudio Correa Meyer Sant'Anna, da TV Senado, recebeu um comunicado do presidente do Senado francês, Monsieur Christian Poncelet, informando que sua tese, defendida em outubro de 2007 na Universidade de Rennes 1, na França, foi distinguida com a Menção Especial do prêmio do Senado Francês, intitulado Le Prix des Thèse du Senat.




O nome da tese em português é Mídia das Fontes - um novo ator sobre a cena jornalística brasileira. Ela traz um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal do Brasil. O original em língua francesa está disponível no site do Centro de Pesquisa sobre a Ação Política na Europa O prêmio é concedido a cada ano às melhores teses de ciência política, economia e sociologia a respeito de questões relacionadas à atividade parlamentar. As teses desta edição deveriam versar sobre a Ação Política e Parlamentar.




A cerimônia de entrega da Menção Especial à tese e a Medalha do Senado Francês, está prevista para o dia 1º de julho próximo, em solenidade para acontecer na Presidência do Palácio do Senado francês, no Palácio de Luxemburgo, em Paris. O prêmio também implica na publicação do trabalho premiado juntamente com outros estudos selecionados de outros níveis (graduação, mestrado). A tese foi defendida em outubro de 2007, junto ao Centre de recherches sur l'action politique en Europe (Centro de pesquisa sobre a ação Política na Europa) da Universidade de Rennes 1 - França.





Na ocasião ela obteve a menção máxima atribuível a teses de doutorado (très honorable, avec felicitation du jury)."O texto constata o surgimento desenfreado do que denomino Mídia das Fontes, meios de comunicações de massa criados, mantidos e operados por entidades, corporações e movimentos sociais", explica Sant'Anna. "Veículos como as agências de notícias do tipo Sebrae, rádios como as do MST à do Exército, ou emissoras/programas de televisão como a da CUT à Cosipa." O foco central da tese, diz o jornalista, são as mídias do Senado e seus profissionais. Segundo ele, foram analisadas rotinas, valores profissionais, critérios de noticiabilidade e interferência desta estrutura informativa sobre a imprensa tradicional.







Como primeiro resultado da tese desta pesquisa, já saiu o livro Mídia das Fontes: o difusor do jornalismo corporativo, pela editora Casa das Musas. O livro contempla uma revisão bibliográfica que embasou o referencial teórico da tese e apresenta uma visão histórica da comunicação institucional, permeada de referenciais teóricos, profissionais, sindicais e jurídicos. "Tudo com o objetivo de compreender o meu conceito de mídia das fontes e de jornalismo das fontes", afirma Sant'Anna. Trata-se de uma edição independente, sob responsabilidade do professor Luiz Martins da Silva, da Universidade de Brasília (UnB), com prefácio do professor Denis Ruellan, da Universidade de Rennes 1. Em Brasília, o melhor local para adquirir um exemplar é a Livraria do Chiquinho, na entrada do Minhocão-ICC Norte -"Ceubinho", no Campus da UnB.
fonte: 3º setor

Nenhum comentário: