quarta-feira, 4 de junho de 2008

ENEM PODE SUBSTITUIR VESTIBULAR...

O período de inscrição para o ENEM 2008 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi estendido até 13 de junho. Podem se inscrever estudantes do último ano do Ensino Médio ou pessoas que já tenham concluído essa etapa de ensino em anos anteriores, que desejam ingressar no Ensino Superior. A nota obtida no Exame pode ser utilizada no processo de seleção de cerca de 600 instituições de ensino superior do País que aderiram ao ENEM – complementando a nota tirada no vestibular ou mesmo substituindo o vestibular. O resultado do ENEM pode ser considerado também para concessão de bolsa de estudo, através do ProUni – Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação.



O ENEM em Resende


Em Resende, no ano passado, 534 alunos de 12 escolas (7 públicas e 5 particulares) fizeram a prova do ENEM. Veja no quadro abaixo a pontuação dos alunos no Exame – a média nacional, a média no estado do Rio de Janeiro, em Resende e no Colégio de Aplicação.



Brasil RJ Resende Colégio da Aplicação
51,61 53,23 58,78 64,06

A AEDB e o ENEM

A Associação Educacional Dom Bosco foi uma das primeiras instituições de ensino superior da região a aderir ao ENEM e ao ProUni. Desde 1999, a AEDB utiliza o resultado do ENEM no seu processo seletivo. Segundo informação da Secretária Geral da AEDB, Julia Beatriz Matos Esteves, aqueles que tiverem média mínima 6 no Exame Nacional podem ingressar em qualquer uma das Faculdades da AEDB, sem prestar vestibular. Ela explicou que 50% das vagas de todos os cursos são destinadas aos alunos que fizerem o ENEM, mas o índice de ocupação dessas vagas tem girado em torno de 10%.
Os participantes do ENEM também concorrem a bolsa de estudo, parcial ou integral, através do ProUni. A seleção dos alunos para concessão de bolsa é feita pelo Ministério da Educação que considera, além do resultado do ENEM, a renda familiar.
A Diretora do Colégio de Aplicação de Resende, da AEDB, Alice Kulina Simon Esteves, disse que o Colégio tem incentivado a participação de seus alunos no ENEM, para verificação de seus conhecimentos. Embora considere boa a proposta do Exame, faz algumas restrições ao sistema que, na sua opinião, necessita passar por algumas adequações para que seja aceito como instrumento de acesso ao Ensino Superior em Universidades Públicas. A Diretora do CAR acha que o ENEM avalia o conhecimento cumulativo dos alunos, o que não indica a aptidão individual para diferentes áreas de conhecimento. Ela critica o fato de ser dada uma ênfase maior em avaliar as escolas do que os alunos (é divulgada a pontuação geral por escola). “O ENEM promove um ranqueamento entre escolas que considero prejudicial, na medida em que acaba por criar uma competição desnecessária”, analisa a Diretora.
A Orientadora Educacional do Colégio de Aplicação, Romilda Pereira Marques, disse que tem havido uma grande participação dos alunos no ENEM e destacou que, de um modo geral, eles têm tido uma boa pontuação, principalmente na redação.
Bruna Marques, 18 anos, ex-aluna do Colégio de Aplicação, cursa o 1º ano da Faculdade de Administração da AEDB, onde entrou sem fazer vestibular, por conta de sua pontuação no ENEM. Ela achou a prova do Exame Nacional relativamente fácil, destacando que a resposta às questões apresentadas não exigia conhecimento à base de “decoreba” e sim compreensão do assunto.

Tamires Almeida, 17 anos, e Marcela Fitipaldi, 16, cursam o 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação. Ambas vão fazer a prova do ENEM, em agosto, para avaliar como estão seus conhecimentos. Marcela vai fazer vestibular para o curso de Medicina, na USP e na PUC/SP, porque essas universidades utilizam o resultado do ENEM no processo de seleção. Tamires quer fazer Farmácia e ainda vai pesquisar quais as faculdades que consideram a pontuação obtida pelo aluno no Exame Nacional.

O que é o ENEM?

O ENEM é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do ENEM é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o ENEM coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que, mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.

Por que participar?

O principal incentivo para que os concluintes e egressos do ensino médio façam o Exame é a possibilidade concreta de ingressar no ensino superior. A nota obtida no ENEM pode significar tanto uma bolsa integral ou parcial do ProUni (Programa Universidade para Todos) - que utiliza os resultados do Exame como pré-requisito para a distribuição de bolsas de ensino em instituições privadas de ensino superior -, quanto a conquista de uma vaga em uma das centenas de instituições de ensino superior (IES) do País que utilizam o resultado do ENEM, incluindo algumas universidades públicas.

Quem pode participar?

O ENEM tem caráter voluntário. Podem participar, mediante inscrição, os alunos que estão terminando o ensino médio no ano de 2008 e todos aqueles que já concluíram essa etapa de escolarização em anos anteriores, não importando a idade do candidato nem o ano de conclusão, podendo inscrever-se, inclusive, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (antigo Supletivo).

Quando e como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas, até dia 13 de junho, pela página eletrônica do INEP ou em agências dos Correios. Os estudantes de escolas públicas não pagam a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35,00. Também estão isentos da taxa os alunos de escolas particulares declarados carentes.
Quem optar por fazer inscrição em agência dos Correios deverá preencher uma ficha, que está sendo enviada a todas as escolas de nível médio do País. Os estudantes deverão preencher a ficha e entregar em uma agência dos Correios. A taxa de inscrição deverá ser pagar em qualquer agência bancária, antes da entrega da ficha preenchida nos Correios. Aqueles que optarem por fazer a inscrição pela Internet deverão acessar a página do INEP ou diretamente
www.enem.inep.gov.br/inscricao
, preencher a ficha e imprimir o comprovante.

Data e local da prova

A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h. O participante receberá, até o dia 18 de agosto, no endereço indicado no ato da inscrição, o cartão de confirmação que informará o local onde o inscrito fará a prova. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do INEP para consultar a o local onde fará o exame.


Como será a prova?

O aluno fará uma redação e uma prova com 63 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo as várias áreas de conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da escolaridade básica no Brasil. Tanto a prova quanto a redação valem 100 pontos cada.

Como e quando serão apresentados os resultados?

O participante receberá, no endereço que indicou na ficha de inscrição, o Boletim Individual de Resultados que poderá ser acessado também pela internet.
A previsão é de que os resultados comecem a ser remetido, pelos Correios, a partir da segunda quinzena de novembro de 2008. Haverá sigilo absoluto em relação aos resultados individuais. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no ENEM 2008.

Fonte: Assessoria de Imprensa do INEP

Assessoria de Imprensa AEDB

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia !
Eu Edna Maia de Morais me submeti ao exame enem 2008, nao me achei preparada, mas gostaria de saber minha pontuação, não sei os criterios utilizados. O tema da redação foi ótimo quem estava estudando obteve bom êxito.
grata!

NICE PINHEIRO disse...

Olá Edna, tudo bem? Você poderá esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao Enem acessando o site
http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=125

Boa sorte!
abs
Nice Pinheiro