terça-feira, 10 de junho de 2008

PASSEANDO DE CHALANA....VAI NESSA?

Sábado estive em Campos Elíseos. Curiosa que sou, parei para observar o movimento do passeio turístico na chalana. Muitas pessoas embarcando e desembarcando. E outras tantas perguntado sobre valor, horário, e coisa e tal. Hoje, aproveitei minha hora de almoço e fui passear de chalana pelo Rio Paraíba. Dia ensolarado e céu azul. Perfeito.

Logo que entrei verifiquei os coletes salva-vidas em local de fácil acesso. Também percebi dois rádios para comunicação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nenhum odor forte e indesejável foi captado pelo meu sensível olfato. Barulho de motor? Minha audição também não captou nada de extraordinário. Normal. Tem até música ambiente e em volume confortável, o que torna o passeio mais agradável ainda.
Resende vista de dentro do Rio Paraíba é diferente. A cidade fica ainda mais bonita. Notei que as pessoas param nas pontes para observar a novidade. O apito típico da embarcação desperta mais ainda a curiosidade de quem está em terra firme. Até os carros, nas avenidas que beiram o Rio Paraíba, param para observar a chalana deslizando pelas águas.


O ingresso individual custa R$ 3 e durante o período do inverno a chalana faz os passeios turísticos às 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; e às 17h, sempre com saída do píer do Restaurante Cosa Nostra, na margem esquerda do rio, próximo a Ponte Velha. Com duração entre 40 minutos e uma hora, o passeio é feito no trecho compreendido entre a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha), em Campos Elíseos , e o Acesso Oeste, no Jardim Primavera.
Regulamentada conforme todas as exigências da Marinha, a embarcação pode, inclusive, navegar à noite. Para isso, basta fechar um grupo e agendar – explica o capitão de Mar-e-Guerra da Marinha, Pedro Vasconcellos, proprietário da empresa Seaman, responsável pelo serviço de navegação no Rio Paraíba do Sul.
No verão, os horários serão diferentes. Nesta época do ano, os passeios serão realizados às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30, 17h e 18h, sempre com saída do mesmo local.





O que percebo é que muitas pessoas têm curiosidade e vontade de fazer o passeio, mas existe um certo preconceito e um pouco de receio quanto à segurança da embarcação. Outras, com quem conversei, acham que não vão ver nada demais, que já conhecem a cidade e que a vista é a mesma. Pois é. E assim a vida passa, e os pequenos momentos agradáveis e diferentes, que podem proporcionar algum prazer, passam também.
Gosto de novidade. Gosto de fazer coisas diferentes. Sinto prazer nas pequenas coisas. Sinto prazer no simples. Ou no sofisticado. Tem hora pra tudo. E nós fazemos nossas horas. Eu fiz a minha. E posso garantir que, de vez em quando, estarei passeando de chalana. E ouvindo Pat Metheny ou Diana Krall. Cada passeio uma trilha sonora. Valdir Azevedo e cia também estarão comigo. E Louis Armstrong. E por aí vai. E eu vou também. De chalana.

SERVIÇO:
Para agendar passeios noturnos.
(21) 9995.5416 ou (21) 9140.2924 ou (21) 8865.1175
ou no local da embarcação.

Nenhum comentário: