Instrumentos musicais típicos do choro brasileiro:
Violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro
Surgiu provavelmente em meados de 1870, no Rio de Janeiro, e nesse início era considerado apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros, que eram populares naquele tempo, como os europeus xote, valsa e principalmente polca, além dos africanos como o lundu. O flautista Joaquim Calado é considerado um dos criadores do Choro, ou pelo menos um dos principais colaboradores para a fixação do gênero, quando incorporou ao solo de flauta, dois violões e um cavaquinho, que improvisavam livremente em torno da melodia, uma característica do Choro moderno, que recebeu forte influência dos ritmos que no início eram somente interpretados, demorando algumas décadas para ser considerado um gênero musical.
Alguns dos chorões mais conhecidos são Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha.
Fonte: Wikipédia
4 comentários:
gostei muito, desse cite me ajudou muito no meu trabalho de Artes rsrsrs........
Ajudou Bastante!!
Thank you! Bjs
muito legal esse site trabalho de artes #partiunota10
Obrigada pela participação e pelos elogios, Samara, Raquel e Victor.
beijão para vocês,
PS: no www.nosnascordas.blogspot.com vocês encontram muito mais sobre o choro. Não posto neste blog faz algum tempo por causa da correria do dia a dia, mas lá tem bastante informação sobre o assunto. Valeu.
Postar um comentário