domingo, 6 de dezembro de 2009

RESENDE NA LUTA CONTRA O TABAGISMO

Um programa especial para combater o tabagismo, considerado um grave problema de saúde pública, está sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Resende. Os encontros acontecem normalmente na primeira ou última quarta-feira do mês, sob a coordenação de uma equipe multidisciplinar. Cerca de 120 pessoas participam do grupo aberto à participação de todo e qualquer cidadão. A próxima reunião será realizada excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 09, a partir de 17 horas, com a presença das médicas Marise Lomba e Marcilene Fonseca.



Além de palestras sobre os malefícios do cigarro, as lesões causadas no organismo e os benefícios após parar de fumar, os participantes recebem também medicamentos homeopáticos voltado à redução da ansiedade e outros efeitos prejudiciais do tabaco, como a obstrução das vias aéreas.








Uma estimativa do Ministério da Saúde mostra que todos os anos 200 mil pessoas morrem no Brasil vítimas do tabagismo, e cerca de 80 por cento dos fumantes dizem que gostariam de se livrar da dependência, mas não conseguem.



O programa investe ainda em técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade, como a auriculoterapia – aplicação de agulhas em pontos na orelha; shiatzu e técnica de respiração.



Em casos de dependências mais graves, são indicados medicamentos alopáticos como adesivos e goma de mascar, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde e de Defesa Civil. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabaco causa mais dependência do que outras drogas, como o álcool, por exemplo.







A Prefeitura de Resende também está apoiando uma iniciativa da Igreja Adventista com a mesma finalidade: conscientizar a população dos malefícios do cigarro. Várias palestras gratuitas com orientações sobre como se livrar da dependência do cigarro serão realizadas de 7 a 10 de dezembro, de 19h30 às 21 horas, no Cinema Vitória. Se você também quer abandonar o cigarro de vez, não perca a oportunidade!

Nenhum comentário: