terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O FUTURO DO BRASIL???

O álcool e as drogas lícitas e ilícitas estão cada vez mais presentes no universo dos adolescentes brasileiros. Em recente estudo, o IBGE divulgou que mais de 70% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) de escolas públicas e particulares já experimentaram bebidas alcoólicas, compradas em bares ou supermercados ou servidas na própria casa. Uma parte considerável desses estudantes (22,1%) já ficou embriagada, 24,2% fumaram cigarro pelo menos uma vez e 8,7% já usaram algum tipo de entorpecente.


A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense) apresenta informações sobre as condições de vida de 618,5 mil estudantes das capitais e do Distrito Federal, a maioria com idade entre 13 e 15 anos.




O levantamento constatou ainda que a maioria dos alunos do último ano do ensino fundamental é inativa ou insuficientemente ativa em relação à prática da atividade física. Entre as meninas, o índice é assustador (80%). O sedentarismo leva à hábitos nada saudáveis. Aproximadamente 80% desses adolescentes assistem à TV por duas horas ou mais por dia, superando o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na alimentação, as notícias também não são boas, na medida em que o consumo de guloseimas e de refrigerantes é maior do que o de frutas frescas, respectivamente 50,9%, 37,2% e 31,5%. Pois é. Que coisa...

Enviado por Mauricio Tavares

Nenhum comentário: