terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A CULPA É DA CHUVA?

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo provocou o máximo do caos urbano na maior cidade do país logo pela manhã. Ninguém entrava ou saía da cidade. O congestionamento já era imenso às 7 da manhã! O transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros e vários pontos de alagamento nas marginais, complicaram ainda mais o trânsito para os paulistas.




O que se via nos telejornais era espantoso. Nas águas dos rios Tietê e Pinheiros, boiavam toneladas de lixo. E quem joga o lixo nos rios? A população! O povo de São Paulo! As notícias divulgaram que em um dia choveu o equivalente à metade da chuva esperada para o mês. Tudo bem. Ninguém pode negar que foi muita água caindo, mas.....




Mas, se o povo não jogasse tanto lixo nos rios e nas ruas, será que o estrago seria tão grande assim? Pois é. Todo verão é a mesma coisa. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, enfim. Sejam grandes, médias ou pequenas, as cidades brasileiras viram um caos e um depósito de lixo e entulho durante as chuvas de verão.


Esse é o Tietê. As obras de limpeza foram concluídas há 4 meses. Olha como o rio está...Pode isso? Acredito que a situação seria muito minimizada se o povo fosse mais educado e não jogasse lixo nos bueiros, nas ruas, nas calçadas, nos rios. Lugar de lixo é no lixo! Os rios ficarão agradecidos. E transbordarão menos água. Os bueiros limpos conseguirão dar mais vazão a um maior volume de água. As ruas e calçadas não levarão sacos plásticos, copos descartáveis, papéis, e outros objetos para cima dos bueiros que, livres de lixo, poderão escoar a água. Não seria maravilhoso? Isso é possível. Basta que o povo seja educado, ora bolas!

Nenhum comentário: