sábado, 27 de dezembro de 2008

INDIGNAÇÃO DE UM CIDADÃO CARIOCA...

Caros amigos,







Sempre achei absurdo o modo como a Secretaria de Parques e Jardins efetua a poda de árvores, muitas vezes de maneira excessiva, deixando só o tronco e escassa parte da copa. Também estranhei, na década de 90, quando vi um caminhão daquele órgão serrando árvores que ficavam situadas em frente a uma rica concessionária de automóveis na R.Uruguai, Tijuca - pelo fato de que tapavam os cartazes da loja: cinco árvores centenárias foram cortadas. Quando resolvi tirar uma foto, seguranças da loja vieram me perguntar ostensivamente o que eu fotografava. Desconversei e saí de fininho. A foto era em negativo e acabou se perdendo.











Há dois meses, após a queda de um galho que teria causado danos a duas pessoas que estavam em um carro estacionado na Zona Sul, começaram a poda e o corte indiscriminado de árvores. Algumas, bem jovens, foram serradas ao meio. Outras, mais velhas, tornaram a brotar depois de decepadas, o que prova que ainda estavam bem vivas. A 'degola' das árvores foi brutal: entre cinco a dez por quarteirão. São árvores que fazem parte de projetos urbanísticos antigos, sem as quais os bairros se tornam fornos de concreto no verão, sem falar que tais árvores também embelezavam a cidade. Teriam, no mínimo, que ser replantadas.










Os troncos ao meio estão lá pra quem quiser ver: ao longo da R.Barata Ribeiro há vários, nas ruas adjacentes também. Tirei duas fotos com a câmera do celular, mas não poderei anexar o arquivo, que não é aceito na lista. Se alguém quiser, eu mando as fotos.









Ecoabraços
Flávio Prieto







* Esta carta foi enviada à lista do 3º Setor. Solicitei as fotos para melhor ilustração do fato e ele, gentilmente, enviou. Obrigada Flávio. Este blog é solidário à causa.

Nenhum comentário: