terça-feira, 25 de novembro de 2008

VENTOS FORTES: 50 ANOS DE TEATRO OFICINA ...IMPERDÍVEL!

'Ver onde está o desejo! Isso é muito democrático, é muito anarquista, é muito mentiroso, é muito engraçado, é muito crítico.'
(José Celso - 1997)







Ventos Fortes é o nome da exposição que vai comemorar o cinqüentenário de criação do grupo Oficina, liderado pelo furacão José Celso Martinez Corrêa. A mostra, que será inaugurada no dia 3 de dezembro, no Centro Cultural dos Correios (CCC), contará com extenso e inédito acervo da história do Oficina. Simplesmente imperdível!






São vídeos de espetáculos e ensaios, roteiros, cadernos de anotações, cartazes, citações, fotos – do grupo que é um dos maiores fenômenos culturais brasileiros. Trata-se da primeira grande retrospectiva do Oficina no ano do cinqüentenário. Estarão sendo exibidos pela primeira vez no CCC, filmes inéditos sobre encenações de Boca de Ouro, Bacantes, Ham-let!, Cacilda! e os Sertões, que serão lançados em março pela Petrobrás, em caixas especiais de DVDs. Evento gratuito.







A exposição é concebida pela crítica de literatura e editora, Heloísa Buarque de Hollanda, com direção de arte de Alberto Renault e curadoria de Camila Mota. O nome da mostra é uma referência ao espetáculo que marcou a estréia do grupo Oficina, "Vento Forte para Papagaio Subir".





"Com o Oficina,o José Celso, um dos mentores do Tropicalismo, tem uma proposta original eradical de releitura do Brasil e de intervenção pela via da arte, da poesiae do trabalho corporal. Com dezenas de peças encenadas, filmes, vídeos,performances, intervenções e ações políticas, a história do Oficina mereceser contada sob seus vários prismas e ângulos" , diz Heloisa.






Para fazer esse making off dos processos de criação e produção de Zé Celso e do Oficina, o diretor de arte da exposição, Alberto Renault, optou pela linguagem áudio-visual. São mais de 15 monitores de plasma, seis projetores e uma cabine de cinema onde estarão projetadas imagens garimpadas em mais de 60 horas de filmagens, além da reprodução em vídeo de todo o material gráfico do grupo. "A minha abordagem é passear pela memória e história do Oficina através do vasto material em vídeo que documenta a saga do Teatro: suas peças e as lutas contra incêndio, tombamento e desapropriação de um dos espaços mais significativos da cultura brasileira. No centro desse furacão, a figura emblemática de Zé Celso – personagem, autor e ator dessa epopéia", diz Renault.






VENTOS FORTES:
Centro Cultural dos Correios
Rua Visconde Itaboraí 20, Centro
Tel: (21) 2253.1580
De terça a domingo, das 12h às 19h
Grátis
Concepção: Heloisa Buarque de Hollanda
Direção de Arte: Alberto Renault
Curadoria: Camila Mota

Nenhum comentário: