quinta-feira, 6 de novembro de 2008

"VAMOS SALVAR O CINEMA ICARAÍ"... ASSINA SERGIO CABRAL!!!!

"Cinema Paradiso" conta a história da amizade entre um menino apaixonado por cinema e o projetista Alfredo. Passados 30 anos, o menino, então um cineasta, retorna à pequena cidade onde nasceu e no lugar do Cinema Paradiso, encontra um estacionamento. A cena é triste. Como são tremendamente tristes todas as histórias de cinemas que se fecham.





Nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, às 19h30, como parte da campanha "Vamos salvar o Cinema Icaraí", haverá exibição do clássico Casablanca, seguida de debate com os professores João Luiz Vieira e Luiz Augusto Rodrigues, da UFF, do representante do movimento Niterói Cidadania, Felipe Azevedo, e mediação do jornalista Conrado Arias, representando o Conselho de Cultura de Niterói.





A população de Niterói está lutando pela reabertura do Cinema Icaraí há três anos, em inúmeros movimentos sociais. Em março de 2007, começaram a acontecer manifestações culturais , grafitagens, apresentação de grupos de rock e outras atividades artísticas em frente ao prédio, com a única intenção de demarcar o espaço. A tela para exibição de sessões mensais, em plena rua, como protesto contra seu fechamento, é um tapume instalado na fachada do prédio. E “Cinema Paradiso” foi o primeiro filme a ser exibido. Mais do que apropriado, não acham? Pois é.





O prédio do antigo Cinema Icaraí fica em frente à Praça Getúlio Vargas, na Praia de Icaraí. O local continua a ser tomado por manifestações artísticas que não perdem de vista o seu objetivo: a reabertura do cinema.






O Cinema Icaraí está fechado desde 2005. Na época, o Grupo Severiano Ribeiro alegou questões comerciais para justificar o fechamento. Com 881 lugares, o cinema funcionava num dos últimos prédios em estilo Art Déco da cidade. Construído em 1940, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, mas, por pressão do setor imobiliário, a Câmara de Vereadores promoveu o "destombamento" parcial do Cinema Icaraí, preservando apenas a fachada frontal, e permitindo a construção, no local, de um edifício de 14 andares. Em seguida, o então vereador Leonardo Giordano solicitou junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) o tombamento do prédio como um todo, alegando que o mesmo é um patrimônio imaterial e parte da história cultural de Niterói. Sua solicitação é atendida pelo Inepac.





No momento, a campanha "Vamos salvar o Cinema Icaraí" aguarda a liberação de um processo que está na mesa do governador Sérgio Cabral, à espera de assinatura para o tombamento definitivo do prédio pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).


Assina logo esse processo governador! Que coisa!

O povo não quer prédios de 14 andares!

O povo quer cultura! Cultura!

O povo quer a preservação de espaços culturais e históricos!

Assina o processo governador!!!!

Aff!!!







Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org. br)

2 comentários:

Camille B. disse...

Boa noite !

À respeito do Cine Icaraí, o Sr. Governador finalmente assinou o pedido de tombamento estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil e Niterói Cidadania.

Maiores informações em :
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=18333907

NICE PINHEIRO disse...

Que boa notícia Camille! Que o Cine Icaraí seja eternamente preservado em tudo e por tudo....
Parabéns a todos que se mobilizaram!
bjs
Nice Pinheiro