quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O SOM DE ISTAMBUL...

Título Original: Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul - Tempo de Duração: 90 minutos - (Alemanha / Turquia): 2005 - Direção: Fatih Akin




Elenco: Alexander Hacke, Baba Zula, Orient Expressions, Duman, Replikas, Erkin Koray, Ceza, Istanbul Style Breakers, MercanDede, Selim Sesler, Brenna MacCrimmon, Siyasiyabend, Orhan Gencebay, Müzeyyen Senar, Sezen Aksu, Sertab Erener.





Numa das primeiras cenas de Atravessando a Ponte - O Som de Istambul, de Fatih Akin, alguém cita uma frase de Confúcio. "Quando você chega a um lugar e deseja conhecer sua cultura, o quão profunda ou superficial ela é, então escute a música tocada lá. Você aprenderá tudo sobre esse lugar", diz o pensador chinês.





Por isso, para entender Istambul, o documentário investiga a sua música. O diretor Akin tem um interesse especial pela cultura de Istambul. Filho de imigrantes turcos nascido na Alemanha, ele já explorou o tema em Contra a Parede, que levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2004. Se no filme premiado ele falava da complicada relação das pessoas de sua geração com a cultura de seus pais imigrantes, aqui ele busca a Turquia in loco, mostrando que sua capital é um caldeirão de diversas nacionalidades, sons e cores.





A ponte do título é a própria cidade, que abriga músicos dos mais diversos estilos, desde hip hop e rap, passando por rock experimental, jazz e chegando ao dance music e baladas românticas, todos, claro, com um toque dos sons locais. Dessa forma, acabam coexistindo originalidade e cópias da música ocidental, como é o caso de um rapper que tenta convencer de que não imita os jovens afro-americanos. Na visão de Akin, a cultura turca é fragmentada. Enquanto num lugar se lê uma pichação num muro "hip hop não, muçulmanos sim", em outro canto da cidade um roqueiro alternativo reúne um grupo de jovens para ver o pôr-do-sol e cantar algo bem parecido com o que faziam os hippies nos anos 1960.






Quem conduz essa jornada pelas ruas e sons de Istambul é o músico alemão Alexander Hacke, membro da banda de vanguarda Einstürzende Neubauten. Ele próprio um grande personagem por seu entusiasmo e curiosidade pela cultura local, que acaba se hospedando no mesmo hotel que o protagonista de Contra a Parede. Andando pelas ruas, Hacke encontra bandas e músicos que o encantam. Como é o caso do roqueiro veterano Erkin Koray, que nos anos de 1960 foi um dos primeiros a tocar música turca com instrumentos eletrônicos, ao mesmo tempo que tocava Beatles com os tradicionais instrumentos turcos.





Outro destaque é Sezen Aksu, conhecida como A Voz de Istambul. Aqui ela canta com acompanhamentos mínimos, destacando, assim, sua famosa entonação. É pelos olhos desse músico alemão que o público descobre esse mundo, uma mistura do Oriente com o Ocidente, e ainda assim capaz de constituir um universo único. Amparado nele e em outros achados, Akin mostra no documentário a mesma energia que sustenta sua ficção.




Reuters
Fontes:
Endereço: Rua Augusta, 1239, Conjuntos 13 e 14 – fone 3214 3906 – Estação Consolação do Metrô – sentido centro (em Frente à lanchonete Ibotirama)

Nenhum comentário: