sábado, 11 de outubro de 2008

A CAIXA DE INCÊNDIO...

Chovia muito, por isso o play-ground estava fechado. Eram umas oito ou nove crianças brincando de pique-esconde e bandido e mocinho pelas escadas do prédio de dez andares. Nicinha, Liane e Telma moravam no quarto andar, como Luizinho, Laly, Maria Tereza e Maria Helena. Marcus, Paulinho e Alexandre moravam no terceiro, Julinho e Cristina no sexto andar, e Flavio, Carlos e Wagner no oitavo. Sem contar as crianças que não brincavam porque os pais não permitiam. E as que se sentiam “grandes” e por isso não participavam.



Sempre que chovia o play ficava fechado, então, a solução era invadir os corredores. No quarto andar, era no corredor de Nicinha que rolava a cabaninha, com entrada proibida para adultos e irmãos mais velhos. No terceiro andar, era no corredor do Alexandre e do Paulinho, com futebol de botão, jogos e forte-apache. Ou então, todos se misturavam e corriam pelas escadas, enlouquecendo os porteiros e o síndico.




Nicinha raramente ficava na cabaninha. Entrava rapidamente em sua casa, pegava o time de botão feito de casca de coco e descia para o terceiro andar. Mas, naquele dia, todos queriam brincar de pique-esconde.




Seu Côrtes, o síndico, era um senhor alto, magro e antipático. Não gostava de crianças e vivia implicando com elas. Mas elas nem ligavam, queriam era se divertir. E se divertiam até com o mau-humor do síndico.




Naquele sobe e desce frenético pelas escadas do prédio, as crianças se escondiam e explodiam em gargalhadas e sustos quando eram descobertas. Em determinado momento, perceberam que seu Côrtes, que morava no nono andar, vinha descendo as escadas e, como sempre, reclamando da algazarra. Foi uma debandada geral e barulhenta. No quarto andar, achando que não daria tempo para chegar em casa, Luizinho resolveu entrar na caixa de incêndio. Nicinha trancou a porta da caixa para que o “velho rabugento” não descobrisse seu amigo. Neste momento, a mãe de Nicinha, Liane e Telma, acabava de sair do elevador. Dona Eunice era uma mulher muito bonita e altiva. Cabelos castanhos-escuros, olhos verdes, voz firme, e sempre pronta a defender sua ninhada.




- Crianças encapetadas! - esbravejou o síndico.
- O que está acontecendo seu Côrtes? - perguntou D. Eunice.
- Essas crianças estão enlouquecendo os moradores com essa gritaria e esse corre-corre nas escadas! É contra o regulamento do condomínio! Crianças não podem brincar nos corredores!
- O senhor não tem filhos, não é? Claro que não! O senhor agüentaria ficar trancado dentro de um apartamento durante dias? Sem correr, sem brincar? Ora Seu Côrtes, faça-me o favor! Se não pode brincar no corredor, então providencie um lugar coberto no play-ground para que as crianças do prédio possam brincar em dias de chuva!




E enquanto discutiam, D. Eunice percebeu, através do vidro, alguma coisa se movimentando dentro da caixa de incêndio. E viu que era uma criança. Apavorada com a hipótese da criança morrer sufocada, deu um jeito de ir virando de posição para que o síndico ficasse de costas para a caixa e para que ela pudesse abrir o trinco e “libertar” a coitada. Na primeira oportunidade ela abriu o trinco e Luizinho saiu de lá, correndo feito notícia ruim! O menino, de negro estava quase branco! Mas quem havia prendido aquela criança ali? E por quê? Ficou se perguntando a mulher. Neste momento Nicinha chegou e ficou ao lado da mãe. Logo depois vieram Liane e Telma. E depois mais algumas crianças. Afinal, D. Eunice estava ali para protegê-las. Seu Côrtes não poderia brigar com elas. E o “velho rabugento”, como sempre, saiu perdendo na discussão e foi embora, para alívio da garotada.





- Agora todo mundo pra casa. Está na hora de tomar banho e lanchar. Depois vocês brincam mais.
- Mãe, vamos ver como Luizinho está? – perguntou Nicinha, preocupada com o amigo.
- Foi você quem prendeu o menino na caixa de incêndio?
- Foi mãe. Quando ele entrou na caixa o seu Côrtes tava chegando e eu fiquei com medo dele descobrir o Luizinho, então passei o trinco.
- Ele podia ter ficado sem ar lá dentro. Não faça mais isso! Vamos ver como ele está.


Luizinho estava bem. D. Dinorah, mãe do menino, ficou meio que aborrecida com Nicinha, mas entendeu a intenção dela. Ao chegar em casa, Nicinha, Liane e Telma ficaram sem entender porque a mãe ria tanto. E até hoje, o episódio da caixa de incêndio é lembrado nas reuniões de família. D. Eunice e as filhas dão boas gargalhadas com as lembranças daquele dia. E de outras tantas traquinagens e situações imprevisíveis que só as crianças podem vivenciar. E os pais também.



Miriam e Mauro foram os primeiros a deixar o prédio. Depois, Elaine. E Carlos e Wagner. E Flavio. E Maria Helena e irmãs. E Paulo e irmãos. Quando eu saí, Luizinho ainda estava lá. Marcus também. E Paulinho e Alexandre. Eu sempre ia visitar os meninos e o pessoal da vila em frente também. Mas a vida toma outros rumos. Para todos. Miriam (do 6º) e José Alfredo (do 3º), casaram. Assim como Marcus (do 3º) e Ana Beatriz (do 4º). Onde estará Cristina? Julinho? Luizinho e Laly? Carlos e Wagner?Com certeza, todos nós temos recordações maravilhosas de nossa infância. São muitas histórias e muitos motivos para gargalhar. Lembranças dos tempos de criança. Onde está a galera? Da Rua Dezembargador Izidro, nº 6, para o mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

NOSSA OQUE ACONTECEU COM A DONA DO BLOG? NÃO ESTÁ ATUALIZADO IA ME INFORMAR SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO MAS NEM VOU

NICE PINHEIRO disse...

Olá, anônimo. A dona do blog estava sem tempo devido ao trabalho e ao curso de pós-graduação. Agora que concluí o curso estou com mais tempo e pretendo postar com mais frequência. Obrigada pela participação.

abraços

Nice Pinheiro