sexta-feira, 6 de junho de 2008

JOÃO PAULO CAMPOS...O SETE CORDAS....

Ele é Engenheiro Eletrônico, formado pela UNIFEB – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, SP, em 1982. Filho de Ruy Campos, tapeceiro, pandeirista e violonista, e de Diva Campos, João Paulo se apaixonou pelo chorinho aos 12 anos, quando o pai reuniu amigos em casa para uma roda de choro. Foi nesta idade que começou a estudar o violão seis cordas. Chorinho, samba e músicas da época.
Ao ingressar na faculdade encontrou Paulo Cruvinel, seu professor de Eletrônica e violão seis cordas de um grupo de choro, que era formado também por um cavaquinho solo e pandeiro. JP então, decidiu estudar cavaquinho para fazer o centro e tornou-se o cavaquinista do grupo durante cerca de quatro anos.
Depois de formado, as viagens para fora do país eram constantes. Não tinha mais tempo para dedicar-se à música. Largou o choro, o violão e o cavaco e ficou quatro anos sem tocar.










Ao conhecer o prof. Luciano, da Vila São Francisco, zona Leste de SãoPaulo, começou a estudar o violão sete cordas. Foi aluno de Luciano durante três anos e integrou o grupo de choro Luciano e sua Gente: Luciano no bandolim, JP no sete cordas, Baiano Canhoto no violão de seis cordas, Ari no cavaco e Jerry no pandeiro. Tocavam em festas e faziam rodas de choro semanais.- O Baiano Canhoto toca violão invertido. Normalmente os canhotos trocam as cordas do violão. Baiano apenas inverte o instrumento, - explica JP.
Até então, o sete cordas do Nós Nas Cordas era um instrumentista que aprendeu a tocar através de tablaturas/cifras. Mas ele queria mais. Queria ler partituras. E, aos 38 anos, decidiu aprender música com Luizinho 7 cordas, respeitado e querido no mundo do choro e dos instrumentistas em geral. Durante um ano meio teve aulas com Luizinho 7 cordas, no bairro Pompéia, na zona Oeste de Sampa, e tocou com Luciano e sua Gente, até que ingressou na Sonoco e veio parar em Resende. Grande Sonoco! Rsrsrs...Agora o Nós Nas Cordas tinha um sete cordas!!! Uauauaauauuuu!
João Paulo explica que quando começou a tocar, acompanhava o bandolim. Não estava acostumado a acompanhar flauta ou outro instrumento. Até conhecer o Zeca....
- Quando conheci o Zeca, me acostumei a acompanhar a flauta no chorinho. Na verdade, tocar junto com outros instrumentos é um desafio para o músico. Para acompanhar outros instrumentos temos que conhecer música a fundo e estudar muito. Por exemplo: com o Clarinete, o violão toca um tom à frente, e com a Violinha, o violão toca 4 tons à frente. Isso desafia a harmonia, e o desafio é excitante para o músico. Quanto mais aprendemos, mais precisamos aprender. Esse é o grande prazer que o estudo da música proporciona! – diz JP.João é casado há 23 anos e tem um casal de filhos. Fátima, formada em Letras e em Assistência Social, está sempre acompanhando o marido em suas apresentações. Mariana, de 20 anos, é universitária do curso de Design Gráfico/Produto e Leonardo, de 15, está terminando os estudos e o curso de informática. Leonardo começou a aprender Cavaquinho, mas precisou parar por falta de tempo.




JP é um apaixonado pelo choro. Quando estudava com Luizinho 7 cordas conheceu Hamilton de Holanda. Hamilton e Luizinho tocavam Receita de Samba e, de repente, “rolou” improvisação de Receita de Samba e Vibrações. Ele gravou. E eu ouvi. E, gente, vocês não imaginam que lindo!!! Se ouvindo anos depois, fiquei de boca aberta e toda arrepiada... Ao vivo e a cores deve ter sido de chorar de emoção!!! Os dois abusaram! Como diria o grande Paulo Bota: pra que tudo isso? Rsrsrsrs...
Com vocês, João Paulo Campos, o violão sete cordas do primeiro e único grupo de chorinho de Resende. O Nós Nas Cordas. Grande JP!!!

Compositor: Pixinguinha e Jacob do Bandolim
Choro favorito: Ainda Me Recordo, Ingênuo e Cuidado Violão, entre outros..
Instrumentista: Luizinho 7 cordas
Na geração atual do choro
Compositor: Jorge Cardoso
Choro: Balançadinho
Instrumentista: Hamilton de Holanda
País: Brasil
Cidade: Oakville (Canadá)
Estação do ano: Outono
Na TV: esporte
Ator: Harrison Ford
Atriz: Michele Pfeiffer

Nenhum comentário: