sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VERDADES E MENTIRAS SOBRE SAMPA

São Paulo é cheia de mistérios e lendas. Veja só.


* É verdade que o Edifício Itália é o prédio mais alto da cidade?

Mentira. O mais alto é o Edifício Mirante do Vale (também conhecido como Palácio Zarzur, na Avenida Prestes Maia), com 170 metros de altura e 50 andares. O Edifício Itália - com 160 metros e 42 andares - continua levando a fama porque foi erguido em terreno mais alto.





* É verdade que existem arranha-céus na cidade sem o 13º andar?


Verdade. Superstição comum nos Estados Unidos, alguns prédios de São Paulo também numeram o 13º andar como 14º. Portanto, o 13º, embora na prática exista, não é identificado como tal. É o caso, por exemplo, do edifício do Banco Safra na Avenida Paulista, de 1988, e da Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas (foto), inaugurada em 1999 na Marginal Pinheiros.. O Novotel Jaraguá, no centro, extinguiu o andar quando foi remodelado, em 2004.




* É verdade que existe jacaré no Rio Tietê?


Mentira. No trecho que passa pela cidade, o rio tem nível de oxigênio perto de zero e índice de visibilidade nulo. Portanto, animais não conseguiriam viver em suas águas. Na década de 80, pelo menos três jacarés foram apreendidos nas margens do rio pelos bombeiros. Acredita-se que os bichos tenham sido abandonados ali por criadores. Garças, frangos-d'água, capivaras e quatis aparecem eventualmente.



Enviado por Norberto de Souza

Nenhum comentário: