segunda-feira, 1 de setembro de 2008

LIGAÇÕES PERIGOSAS....EVITE!!!

Sabe a dica de que remédio deve ser tomado com leite? Ou ainda que é sempre bom estar com o estômago cheio antes de engolir um comprimido? Pois é. Nem sempre isso é verdade. Alguns hábitos aparentemente inofensivos podem causar sérios problemas à saúde do paciente. 'As pessoas não têm idéia de que um antibiótico da família tetraciclina não pode ser tomado com leite, já que o cálcio e o magnésio do leite interferem na absorção e reduzem o efeito do tratamento', exemplifica o professor de clínica médica da USP Antônio Carlos Zanini.



Já a mistura de um antibiótico com um anticoagulante pode ser fatal para os cardíacos, porque a interação pode provocar hemorragias internas, explica o médico. Viu só? Então, é melhor ficar atento....Há mais de 5 mil interações medicamentosas, ou seja, reações resultantes da mistura de alimentos, líquidos e remédios. Leia abaixo algumas dicas para não comprometer o tratamento.






A bebida certa.
Um comprido deve ser ingerido com água, único líquido inócuo, que não interfere em nenhum princípio ativo. Mas, para o remédio ser digerido, é necessário tomar um copo cheio. Refrigerantes são desaconselháveis: o gás pode modificar a acidez natural do estômago e atrapalhar a absorção do medicamento.






O papel do leite.
Remédios à base de omeprazol, pantropazol e lansoprazol (para gastrite), devem ser tomados com água e em jejum, dizem os especialistas. Assim, o ácido natural do estômago é neutralizado pela medicação. Já antiinflamatórios devem ser ingeridos com leite, pois o princípio ativo altera o funcionamento do organismo. Com refrigerante, a combinação pode aumentar a acidez estomacal e provocar úlceras e hemorragias.






Estômago cheio.
Aspirina e Novalgina podem prejudicar o estômago e baixar a pressão sanguínea se não forem ingeridas com água e após uma refeição leve - torrada ou fruta, por exemplo. Mas certos remédios, como os antibióticos da família roxitromicina, devem ser tomados em jejum, para não comprometer o efeito.






Deitado, não.
A melhor posição para tomar o medicamento é de pé, para que a substância chegue rapidamente ao estômago e caia na circulação sanguínea.






Perigo do álcool.
Antidepressivos e tranquilizantes não podem ser misturados com álcool! Todos agem no sistema nervoso central, e a bebida alcoólica é capaz de potencializar ou inibir o efeito dos remédios. As consequências vão da diminuição dos reflexos até o coma e a morte do paciente, dependo da quantidade de álcool ingerida. Remédios com princípio ativo metronidazol, para infecções vaginais, também não devem ser consumidos com bebidas alcoólicas. A paciente corre o risco de ter vermelhidão, hipotensão e tremores.





Combinação de remédio.
Antiinflamatórios com a mesma função, como Feldene e Voltaren, podem provocar intoxicação. O mesmo ocorre com remédios para hipertensão, como Capoten e Renitec. Mulheres que usam pílula anticoncepcional e tomam certos tipos de antibiótico correm o risco de engravidar, pois as substâncias podem entrar em choque, e uma pode terminar anulando o efeito da outra. A saída é consultar sempre um farmacêutico ou um médico.






Fonte: Folha de S.Paulo Online - Equilíbrio - Notícias.

Nenhum comentário: